Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Controle do Aedes Aegypti é tema de capacitação para agentes de saúde e endemias
Início do conteúdo da página

Controle do Aedes Aegypti é tema de capacitação para agentes de saúde e endemias

Publicado: Quarta, 11 Setembro 2019 12:21 | Última Atualização: Quarta, 11 Setembro 2019 12:21
Texto: DECOM Imagem:Lilian Machado
imagem sem descrição.

 

Na terça-feira (10/09), os agentes de saúde e os agentes de combate à endemias do Município participaram de uma capacitação sobre vigilância e controle do Aedes Aegypti. O treinamento aconteceu no Instituto Federal Farroupilha campus São Borja e contou com a presença de técnicos da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde e do Serviço de Vigilância.

A 12ª CRS explica que essa capacitação está sendo realizada em 4 microrregiões tendo como sedes os municípios de Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Cerro Largo e São Borja, com participação de cidades vizinhas. Em São Borja compareceram ao encontro representantes dos municípios de Garruchos e Santo Tomé/Argentina.

O objetivo é promover uma integração entre as equipes do serviço de Atenção Básica, através dos agentes de saúde, e a Vigilância em Saúde, através dos agentes de combate à endemias. Os enfermeiros das 12 EFFs (Estratégias de Saúde da Família) também receberam orientações, pois a equipe de enfermagem é responsável pela coordenação das atividades dos agentes comunitários de saúde, e fará o intercâmbio de informações com a área de Vigilância da Saúde municipal.

Na última edição do LIRA (Levantamento de Índice Rápido de Aedes), a cidade registrou incidência média de 1,4%. O índice é relativamente baixo, o que é atribuído ao inverno seco e de baixas temperaturas. No entanto, São Borja continua como área de risco no Rio Grande do Sul.

O secretário municipal da Saúde, José Luiz Machado, destaca que a Prefeitura de São Borja, por meio da Secretaria de Saúde, segue investindo na qualificação dos profissionais que atuam no atendimento a população e que por isso, é tão importante essa capacitação a fim de combater de forma eficaz o Aedes Aegypti.

A preocupação é que, com com a chegada do calor e o regime de chuvas mais frequentes, aumentem os riscos de proliferação do mosquito e consequentemente das doenças transmitidas por ele como a dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

Estiveram presentes no encontro de capacitação o secretário municipal de saúde, José Luiz Machado; o coordenador das ações de campo da 12ª CRS, Elson Pedro Rezende da Silva; o agente de saúde pública da 12ª CRS, Elismar Taschetto; a coordenadora de Atenção Básica da 12ª CRS, Maristela Dal Pozzo Schneider; a enfermeira chefe do serviço de imunização da Vigilância Epidemiológica da 12ª CRS, Carmem Marconatti e o chefe da Defesa Civil de Santo Tomé/AR, Silvio Osório.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página