Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > São Borja terá unidade regional de referência em Saúde na Fronteira
Início do conteúdo da página

São Borja terá unidade regional de referência em Saúde na Fronteira

Publicado: Segunda, 16 Setembro 2019 12:46 | Última Atualização: Segunda, 16 Setembro 2019 12:46

A cidade de São Borja está sendo confirmada pelo Ministério da Saúde para receber uma unidade regional de prevenção, orientações e de controle em relação a epidemias, endemias e surtos epidemiológicos. O secretário municipal da Saúde, José Luiz Rodrigues Machado, ressalta que, devido à localização estratégica de fronteira, as ações locais também terão abrangência a países vizinhos, principalmente a Argentina. Já está definido que o novo serviço funcionará no segundo andar do antigo Hospital São Francisco e até o final do ano já deverá ter montada a sua estrutura operacional.

Uma das finalidades é a ação em caráter preventivo de casos, por exemplo, de uma epidemia de dengue, chikungunya, sarampo ou febre do Nilo, patologia que chega ao Brasil pelo Centro-Oeste. A enfermeira Lucile Fêlix e a veterinária Janaína Pereira Leivas, da Saúde Municipal, estão sendo treinadas para que sejam multiplicadoras de orientações. Ao longo da última semana, elas receberam capacitação na 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Santo Ângelo, sendo ainda previstas duas outras formações complementares, em outubro e novembro.

As duas técnicas repassarão informações e farão treinamentos às equipes das unidades de Saúde no município, para que as ações do programa do Ministério da Saúde sejam, de fato, coletivas. No caso de algum evento epidemiológico em cidades da região, a coordenação local também dará acompanhamento e orientações.

O secretário José Luiz Machado ressalta que, com mais está conquista, São Borja está consolidando sua posição, cada vez mais, como polo regional de serviços. Destaca que, “além disso, somos referência internacional em relação às ações desenvolvidas”. O secretário lembra como exemplos, nesse sentido, os serviuços do Laboratório de Fronteira, já algum tempo, e mais recentemente do Centro Especializado em Reabilitação (CER). Machado lembra ainda a permanente parceria com a localidade de Santo Tomé em relação ao controle ao Aedes aegypti.

 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página