Nova ESF 4 garante atendimento adequado para 4,2 mil pessoas
A partir desta sexta-feira (27/09), as comunidades do bairro Itacherê e vilas Umbu e Leonel Brizola passam a dispor de serviços de excelência na área de Saúde Básica. A população dessa região não estava privada do atendimento, mas, por mais de um ano, teve de ser assistida no CRAS Leonel Brizola. Agora, porém, os serviços voltam para o seu local de origem – bem mais adequado e com todas as instalações reconstruídas. Nesta quinta-feira (26), às 17 horas, o prefeito Eduardo Bonotto, o vice Roque Feltrin e o secretário de Saúde, José Luiz Rodrigues Machado, entregarão oficialmente as obras realizadas.
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) 4, localizada no antigo Centro Social Urbano, fica em uma região com ampla densidade populacional. São diretamente abrangidas 800 famílias e população de 4,2 mil pessoas, considerando o bairro Itacherê e as vilas Umbu e Leonel Brizola.
Nas instalações reformadas, a unidade de serviços para a contar com os atendimentos de dois médicos clínicos gerais, um pediatra, um odontólogo, duas enfermeiros e agentes operacionais, além de servidores de apoio. Considerando a região de alta demanda, a unidade também conta com equipe de 10 agentes comunitários de saúde, a maior equipe entre as ESFs da Saúde municipal.
A coordenadora do programa de Atenção Básica à Saúde, Giovana Bogo, destaca ainda a oferta de uma série de serviços de apoio adicionais a serem oferecidos. Um deles, de orientação e auxílio às famílias, tem parceria com o NASF. Funcionarão ainda na ESF os Grupos de Convivência, para crianças, adolescentes e adultos. Integração, recreação, troca de experiências e produção de artesanato estão entre algumas das atividades a serem desenvolvidas.
Em função de ações mais voltadas à saúde, também funcionarão Grupos de Convivência. Entre as finalidades, neste caso, estão apoio a pacientes hipertensos, ao combate ao tabagismo e sessão de ginásticas.
A reconstrução da ESF 4 demandou de muito esforço e de uma longa espera. Uma empresa iniciou e depois desistiu das obras, sendo necessário esperar um longo prazo legal para rescisão de contrato. Depois, novas licitações deram desertas. Foi então que equipes da Prefeitura, em parceria com o 2º RC Mec, assumiram a retomada e, finalmente, a conclusão das obras. Em função de um temporal e da deterioração do tempo, as instalações estavam bastante danificadas.
Redes Sociais