Avançam as obras de reforma da Casa de Acolhida em São Borja
Iniciadas em 12 de agosto, seguem em ritmo acelerado as obras de reforma, ampliação e adaptação da Casa de Acolhida em São Borja. O prefeito Eduardo Bonotto visitou o canteiro de obras, acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Pedro Quoos e equipe da Secretaria de Infraestrutura. A estimativa é que mais de 30% do projeto já teve execução.
A empresa Rak Engenharia, vencedora de licitação, é responsável pelas obras. É de seis meses o prazo de execução do projeto. A expectativa é que no início do próximo ano os serviços estejam concluídos.
Em função das obras em andamento, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, responsável pela Casa de Acolhida, fez a transferência das crianças e adolescentes assistidos. Nos próximos meses, o atendimento será no CRAS Leonel Brizola. Atua no local toda a equipe de apoio, composta de monitores, psicólogos, assistentes sociais e setor administrativo.
Em relação às obras, está sendo feito investimento de R$ 355 mil na nova Casa de Acolhida. Quando estiver pronta, ela terá características de um ambiente doméstico-familiar e ficará dentro dos padrões técnicos estabelecidos, atendendo inclusive ao que preconiza a legislação. Todos os ambientes estarão integrados. Além de cozinha, refeitório e sala de estar interligados, serão instaladas, também biblioteca, oficina de informática e sala de estudos.
A instituição tem como finalidade prioritária acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência no âmbito familiar. A assistência é prestada a partir de ações e decisões do Conselho Tutelar, Ministério Público e Poder Judiciário.
Redes Sociais