Aumento significativo nos registros do Serviço de Inspeção Municipal
Há cerca de seis anos foram abertos os primeiros estabelecimentos com Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em São Borja. No entanto, atualmente a Prefeitura vem registrando expansões significativas. Sob coordenação executiva da Secretaria da Agricultura, o sistema tem como finalidades principais implementar e garantir inspeção sanitária aos produtos de origem animal destinados à comercialização e consumo no município. Em 2017, início da atual administração, eram 15 adesões ao SIM e, a partir daí, já são 18 outras formalizações. Outras duas, ainda, desenvolvem a etapa final do processo.
O secretário municipal da Agricultura, Fábio Fronza, explica que, na maioria dos casos, são abrangidas pelo SIM atividades como açougues, produção de linguiças e outros embutidos, charque, insumos semielaborados à base de carnes, queijos e lácteos de modo geral. Ele destaca ainda a implantação de agroindústrias familiares, algumas delas viabilizadas com o apoio de recursos financeiros a partir da Consulta Popular.
Para habilitação ao SIM, encaminhamentos burocráticos devem ser observados na Prefeitura. Já um profissional habilitado, normalmente um veterinário, tem de responder como responsável técnico pela atividade. “O que, entretanto, parece ser um custo é, na realidade, investimento”, segundo destaca o secretário Fronza.
O titular da Agricultura municipal observa que “qualquer atividade ou produto credenciado no SIM tem, na prática, selo de qualidade, garantia de procedência e maior visibilidade e demanda de mercado”. Além disso, “o consumidor estará usufruindo produção local e de qualidade” - acrescenta.
O secretário Fábio Fronza diz que, ao mesmo tempo em que a administração municipal estimula a que mais empreendedores façam adesão ao sistema municipal, a meta é que os já credenciados se habilitem ao sistema estadual. Isso então possibilitará a comercialização da produção dos produtos de origem animal em todo o Rio Grande do Sul.
Outra ideia que está sendo trabalhada pela Secretaria Municipal da Agricultura e outros setores da Prefeitura é uma mostra dos produtos de origem animal. A intenção, através do evento, é a troca de experiências e intercâmbio entre produtores e vendedores deste setor. Já ao público consumidor a perspectiva é de oferecer diferentes alternativas de aquisição e demanda em um mesmo local.
Redes Sociais