Museu Getúlio Vargas abre a 13ª Primavera dos Museus com exposição sobre a vida de Mano Lima
Na noite de quarta-feira (25/09), o Museu Getúlio Vargas esteve lotado para o lançamento da Exposição “Mano Lima por dentro das tradições: da lida campeira aos palcos”. A atividade faz parte da programação da 13ª Primavera dos Museus, que este ano tem como temática “museus por dentro, por dentro dos museus”. O público tem de 25 de setembro a 31 de outubro para conferir todas as atividades da programação, que vão desde exposição e oficinas até visitações guiadas.
Em uma noite de muita emoção, a homenagem à Mano Lima reuniu amigos, familiares e fãs do artista. Segundo os organizadores, diversas empresas, instituições, entidades tradicionalistas e pessoas da comunidade auxiliaram para que o evento acontecesse.
“Agradecemos a cada um dos nossos colaboradores, que acreditaram e apoiaram a nossa ideia. O objetivo é contar a história de sucesso desse importante artista, reproduzindo cada fase, desde a infância campeira no Bororé até os shows pelo Brasil. Além disso, pretendemos revelar os bastidores, o Mano Lima em seu cotidiano de produtor rural, pai, marido, amigo e cidadão”, explica Vilmar dos Anjos, um dos idealizadores da exposição que também foi organizada pelas demais funcionárias do Museu Rosalva Dedé, Dalvanir Alves e Brasília Ferreira.
O secretário Municipal de Cultura, Íbaro Rodrigues, falou sobre o sucesso de Mano Lima dentro e fora do Estado. Ele também enfatizou o reconhecimento e o carinho dos fãs.
Já o prefeito em exercício, Roque Feltrin, destacou o trabalho de Mano Lima levando o nome de São Borja para todo o Brasil e o orgulho do Município com os patamares que o artista alcançou cantando a simplicidade e a fibra do gaúcho campeiro.
“Essa homenagem é mais que merecida. Tenho certeza de que todos reconhecem o quanto Mano Lima é querido e bem quisto em todos os lugares por onde passa. Ele consagrou-se como um dos artistas mais populares da cultura gaúcha através de sua figura singular e do seu talento inegável. Com isso, afirmo que nos enche de orgulho tê-lo como representante, levando o nome da Capital Gaúcha do Fandango e mostrando aquilo que São Borja tem de melhor por esse Brasil a fora”, afirmou Feltrin.
Durante a solenidade de abertura da exposição, o poeta Rodrigo Bauer homenageou Mano Lima, com uma poesia inédita sobre o cantor. A cerimônia ainda trouxe ao público a apresentação de Carla Vargas, ex-mulher de Mano Lima, acompanhada dos músicos Vantuir Cáceres e Gabriel Porciuncula. Na sequência, o filho do cantor, Pedro Lima, emocionou à todos ao cantar uma música para o pai.
Sabendo da religiosidade do homenageado, o prefeito em exercício Roque Feltrin, entregou a Mano Lima uma Bíblia como presente. Além disso, destacando a importância do Esporte Clube Internacional na vida do artista, o cônsul colorado e chefe de gabinete do prefeito, Reinaldo Garcia, o presenteou com a obra “ilustração Mano Lima colorado”, produzida pelo Mini Bio ilustrador, Gracco Bonetti, da cidade de Itaqui.
A exposição em homenagem à Mano Lima pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 09hs às 12hs e das 13h30min às 17hs. Mais informações pelo telefone (55) 3431-1844.
Entre as autoridades presentes estiveram também o presidente da Câmara de Vereadores, Jefferson Homrich, o vereador Lindolfo Hardt e o comandante do 2º RC MEC, André Warol Porto.
Roque Feltrin e Mano Lima
Redes Sociais