Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura sedia primeiro encontro sobre o Censo 2020
Início do conteúdo da página

Prefeitura sedia primeiro encontro sobre o Censo 2020

Publicado: Quinta, 26 Setembro 2019 12:38 | Última Atualização: Quinta, 26 Setembro 2019 12:42
Texto e imagem: DECOM
imagem sem descrição.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou os preparativos para o Censo Demográfico 2020 em São Borja. A primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2020 reuniu diversas entidades na Prefeitura. Compareceram o prefeito em exercício, Roque Feltrin, o presidente da Câmara de Vereadores, Jefferson Homrich, o presidente da ACISB, Wolmi de Oliveira, além de representantes da EMATER e IRGA.

Na ocasião, o coordenador regional do IBGE, Francisco Bofill, e a técnica do Instituto, Kelen Medina, explicaram como a pesquisa será aplicada nos municípios, detalhando todo o processo que deve acontecer de agosto a dezembro de 2020. Eles esclareceram dúvidas e solicitaram apoio do Poder Público em questões como espaço físico com mobiliário e acesso à internet para o posto de coleta, local para treinamento dos recenseadores, divulgação, etc.

O prefeito em exercício, Roque Feltrin, garantiu apoio da Prefeitura e destacou que a parceria entre o Município e o IBGE sempre apresentou resultados positivos. Feltrin colocou a Prefeitura à disposição para auxiliar no que for possível.

Embora a coleta seja apenas em agosto de 2020, os trabalhos já iniciaram. A próxima etapa é a realização do processo seletivo simplificado para os cargos de coordenador, agente censitário e recenseador. Os salários variam de R$3.100 a R$1.700 conforme a função. A previsão é de que esses profissionais assumam as funções a partir de março de 2020 e fiquem até o final do processo.

Realizado a cada 10 anos, o Censo Demográfico tem abrangência nacional e apresenta dados detalhados sobre a população brasileira. A previsão para o ano que vem é que 5.570 municípios e aproximadamente 71 milhões de domicílios sejam visitados. Para a coleta de dados do Censo Demográfico 2020, o IBGE utilizará Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs), que permitirão ao recenseador uma melhor identificação de sua área de trabalho, com a visualização de imagens de satélite no aparelho.

 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página