Administração Municipal consolida mais um avanço na área de Saúde
Na quinta-feira (26/09), a Prefeitura de São Borja entregou à comunidade as novas instalações da ESF 4 Ovídio Loureiro (Estratégia de Saúde da Família), no bairro Itacherê. O local prestará atendimento de saúde não apenas aos moradores do Itacherê mas também das vilas Umbu e Leonel Brizola, totalizando mais de 4 mil pessoas.
Agora, a unidade reformada passa a contar com o atendimento de dois médicos clínicos gerais, um pediatra, um odontólogo, duas enfermeiras e agentes operacionais, além de servidores de apoio. Considerando a região de alta demanda, a unidade também conta com equipe de 10 agentes comunitários de saúde, a maior equipe entre as ESFs da Saúde Municipal.
Para melhor atender a população, funcionarão ainda na ESF os Grupos de Convivência, para crianças, adolescentes e adultos. Integração, recreação, troca de experiências e produção de artesanato estão entre algumas das atividades a serem desenvolvidas. Também funcionarão grupos de apoio a pacientes hipertensos, de combate ao tabagismo e aulas de ginásticas.
O prefeito Eduardo Bonotto ressaltou a sua satisfação pessoal e como agente político, de estar cumprindo um compromisso com a comunidade. “Mais que uma obra física, com instalações modernas, estamos entregando maior qualidade de atendimento a nossa população”, disse.
O prefeito lembrou que essa obra só foi possível através de parcerias e destacou, além da atuação da equipe da Prefeitura, a contribuição decisiva do 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado, disponibilizando equipes para auxiliar diretamente nas obras. Por isso, durante a cerimônia de inauguração da ESF, o prefeito entregou ao comandante do 2º RC MEC, André Warol Porto, uma placa de homenagem e agradecimento.
O presidente da Associação de Moradores do Itacherê, Odierly Matos Pereira, ressaltou que todas as vezes que o bairro precisou do auxílio da Prefeitura, foi atendido da melhor maneira possível. “A Administração sempre esteve de portas abertas para atender as nossas reivindicações, por isso, toda a nossa comunidade é muito grata por tudo que está sendo realizado, especialmente por esta importante obra, pois a área da saúde é uma das que mais precisamos de um excelente atendimento”, afirmou.
Mais conquistas já alcançadas na área da saúde
Desde 2018 a população de São Borja conta com os serviços do Centro Especializado em Reabilitação (CER). Uma obra que representa um investimento de R$ 2 milhões, a fim de prestar um atendimento de excelência em diversas especialidades. O CER atende não apenas São Borja mas também outros municípios da região.
Já o CEMAE ( Centro Municipal de Atendimento Especializado) foi restruturado e passou a contar com 11 médicos, 4 dentistas, 2 enfermeiras e 7 técnicos em enfermagem. O atendimento passou a ser diário de segunda a sexta-feira, das 7h30m às 12h e 13 às 16h. A unidade oferece, vários exames preventivos, como por exemplo, o de câncer de colo de útero. São igualmente prestados atendimentos a domicílio em apoio às pessoas com dificuldade de locomoção.
Investindo nos programas de prevenção, a Administração também retomou o Programa Primeira Infância Melhor (PIM). O PIM é uma política pública que tem como principal finalidade atender crianças de zero a 6 anos de idade incompletos e, igualmente gestantes, buscando desta forma promover o desenvolvimento integral das crianças.
Outro programa lançado pela Prefeitura foi o Melhor em Casa, que tem a finalidade de levar os serviços básicos em saúde para pacientes acamados ou sem condições de locomoção. Trata-se de uma iniciativa que visa aperfeiçoar e humanizar o atendimento.
A ESF 8, na vila Goulart também foi reformada e teve reparos na cobertura, retirada de infiltrações, correções na rede elétrica e pintura. O investimento no prédio foi com recursos da Prefeitura com a finalidade de melhorar a infraestrutura e dar melhores condições de trabalho à equipe. Essa era uma antiga reivindicação da comunidade, pois a unidade atende as Vilas Goulart, Kilka, Vila das Pontes, Santos Reis, Vila das Pontes e parte da Pirahy.
Agora também a cidade disponibiliza de duas Farmácias Básicas, sendo que uma foi inaugurada pela atual Administração, no bairro do Passo, facilitando o atendimento dos usuários dessa área, que não precisam mais se deslocar até o Centro da cidade para retirar sua medicação gratuitamente. A Farmácia do Passo atende hoje 10 mil famílias e cerca de 25 mil pessoas.
Uma nova estratégia em saúde também foi implantada para aperfeiçoar o atendimento em saúde a moradores do Condomínio Residencial Minha Casa Minha Vida. A Prefeitura inaugurou um ambulatório anexo ao condomínio Maria Cristina, que abrange um público de 1400 pessoas que residem no local.
No mesmo sentido de melhorar o acesso dos atendimentos e serviços, foram colocadas à
disposição duas novas ambulâncias da Samu.
Através de um novo contrato com o Hospital Ivan Goulart, firmado em 2018, foram solucionados antigos problemas. O prefeito Eduardo Bonotto acredita que assinar o contrato com o Hospital é materializar uma das suas maiores conquistas administrativas na atual gestão. “Nossas ações, até a assinatura do novo contrato, vinham acontecendo sob dificuldade ou dependência da mediação da Justiça, e a partir do momento que firmamos uma nova relação contratual tivemos uma nova realidade, em que o principal objetivo é atender bem à população, sendo mais um compromisso cumprido em nosso plano de governo”, afirma o prefeito.
Redes Sociais