SAE realiza palestra sobre Sífilis para alunos do Instituto Federal Farroupilha
A equipe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) realizou na terça-feira (08/10), uma palestra para os alunos do Instituto Federal Farroupilha campus São Borja (IFFar), sobre Sífilis. Está ação faz parte do conjunto de atividades que compõe o mês de combate à doença e da campanha “Sífilis Não – Teste/Trate/Cure”.
O objetivo das ações é reduzir o número de casos de sífilis adquirida e eliminar a sífilis congênita (transmitida para a criança durante a gestação ou parto). As parcerias com instituições de ensino permitem a troca de experiência, conscientização e informação. A Sífilis é uma doença curável e por isso, é tão importante discutir e esclarecer as pessoas sobre essa patologia, pois este é um problema que afeta todo o país.
A Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode ser transmitida via contato sexual, e que entra no corpo por meio de pequenos cortes presentes na pele ou por membranas mucosas. Mas também pode ser congênita, sendo passada de mãe para filho durante a gravidez. Normalmente, apresenta fases distintas com sintomas específicos (sífilis primária, secundária e terciária) que é intercalada por períodos latentes. Por isso, ela é conhecida por ser um mal silencioso e requer cuidados.
Redes Sociais