Escola Ubaldo Sorrilha da Costa prepara ampliação do ensino integral em 2020
A previsão é que em janeiro do próximo ano esteja concluída a construção de quatro novas salas de aula na Escola Municipal Ubaldo Sorrilha das Costa, no bairro do Passo. As novas instalações permitirão ampliar as atividades do ensino de turno integral, iniciadas na escola em 2019. Com isso, oito turmas já estarão sendo atendidas – de Pré-Escolar e 1º ano do Ensino Fundamental.
Na última quarta-feira (09/10), o prefeito Eduardo Bonotto e o secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, visitaram as obras. Reolon ressaltou ao prefeito, que as obras em andamento resultam de “um grande esforço de gestão administrativa”.
Todos os recursos a serem investidos são exclusivamente do orçamento da Prefeitura, assim como a mão obra empregada. A região atendida abrange muitas demandas, devido ao seu perfil socioeconômico. Por esta razão, várias outras ações diferenciadas de apoio têm sido implementadas na Escola, segundo disse o secretário de Educação ao prefeito.
Uma delas foi a instalação, este ano, de uma padaria-escola, em parceria com o Instituto Federal Farroupilha. Além de garantir o pão da merenda a mais de 300 estudantes, a unidade de serviços também tem caráter profissionalizante a padeiros e confeiteiros.
Em relação ao ensino de turno integral, a Ubaldo é a segunda escola da rede municipal a desenvolver o projeto pedagógico. A meta é de, gradativamente, abranger todo o Ensino Fundamental. Uma das prioridades imediatas é incrementar ações em relação aos anos iniciais e, nesse sentido, recentemente, por quase uma semana, a Brinquedoteca da Secretaria Municipal de Educação esteve na escola.
Considerando, porém, todas as demandas e faixas etárias, a Escola Ubaldo da Costa também oferece Educação de Jovens e Adultos e também já funcionou como polo de Formação Tecnológica e de Ensino à Distância. O prefeito Eduardo Bonotto aproveitou para ressaltar a importância fundamental da EJA (Educação de Jovens e Adultos), lembrando que, além da Ubaldo, só mais a Escola Vicente Goulart, da rede municipal, oferece essa modalidade de ensino.
A diretora da Escola Ubaldo da Costa, Maria Aparecida Lunckes Morona, agradeceu, em nome da comunidade, pelos “muitos avanços que têm sido oferecidos, sob coordenação da Administração Municipal”. Já João Calos Reolon destacou que a comunidade também faz a sua parte, como em recente mutirão para uma nova pintura na escola.
Redes Sociais