Prefeito encaminha pleitos em Brasília no setor de saúde
Na sua agenda em Brasília, ao longo da semana, o prefeito Eduardo Bonotto encaminhou várias demandas na área da saúde. Os pleitos foram apresentados no Ministério da Saúde, em audiência em que também participou, dando apoio político, o senador Luis Carlos Heinze.
Uma das pautas diz respeito à solução, ao menos emergencial, para reposição de médicos nas Estratégias de Saúde da Família – ESFs. Três profissionais do programa federal Mais Médicos deixaram de atender na cidade, em função do fim de contrato. O Governo Federal instituirá um novo programa, o Mais Médicos Pelo Brasil, mas a implementação ainda demora algum tempo. O prefeito pediu uma solução ao menos temporária para essa situação.
O prefeito também tratou no Ministério o pleito de adesão ao Programa Saúde na Hora, onde três unidades básicas de saúde poderão ampliar o seu horário de atendimento. A finalidade é aumentar a assistência à população.
O prefeito Eduardo Bonotto também reivindicou, como uma ação prioritária, a liberação, para adequações, visando a colocação em funcionamento em São Borja da UPA – Unidade de Pronto Atendimento. O Ministério da Saúde prevê a flexibilização de regras sobre o funcionamento das UPAs no país, mas a questão depende de estudos conclusivos do Governo Federal.
Redes Sociais