Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > São Borja confirma: três unidades de saúde vão atender até as 20h
Início do conteúdo da página

São Borja confirma: três unidades de saúde vão atender até as 20h

Publicado: Quarta, 30 Outubro 2019 11:14 | Última Atualização: Quarta, 30 Outubro 2019 11:14
imagem sem descrição.

Depois de tratativas em Brasília, há algumas semanas, no final da tarde desta terça-feira (29/10), o prefeito Eduardo Bonotto recebeu confirmação, através do senador Luis Carlos Heinze, de que o Governo Federal está atendendo mais um importante pleito de São Borja na área de saúde pública. Em três unidades de atendimento, na cidade, será implantado o programa 'Saúde na Hora', sob coordenação geral do Ministério da Saúde. Na prática, os atendimentos à população, nesses locais, serão ampliados para até as 20 horas.

A previsão é que as três unidades que terão os serviços ampliados serão as ESFs (Estratégias de Saúde Família) 4, no bairro Itacherê; 5, no bairro do Passo; e 9, no bairro Betim. O senador Heinze informou ao prefeito que no início de novembro sai a publicação no Diário Oficial da União, garantindo os atendimentos adicionais para São Borja. A expectativa é de que entre R$ 30 mil e R$ 50 mil sejam repassados pela União, mensalmente, para manutenção dos serviços.

Ao comemorar a conquista, o prefeito Eduardo Bonotto ressaltou que, na prática, além da decentralização das atividades de saúde, também será possível desafogar o fluxo de demandas ao Pronto-Socorro do Hospital Ivan Goulart. Por sua vez, o secretário Municipal de Saúde, José Luiz Machado destaca que é preciso o detalhamento de regras sobre o funcionamento do novo sistema, mas não tem dúvidas de que será um ganho para a população. Entre as questões a serem ajustadas, uma delas diz respeito à equipe de atendimentos.

O prefeito enfatizou o empenho do secretário e da equipe da Secretaria Municipal de Saúde na elaboração do projeto agora aprovado, lembrando ainda que “a intervenção do senador Heinze também foi fundamental”. Bonotto observa que “até recebemos críticas de alguns setores, mas elas se fazem infundadas quando os bons resultados se confirmam, como está ocorrendo agora”,

O chefe do Executivo municipal confirma que também segue tratando, em Brasília, sobre a abertura da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em São Borja. O prédio está pronto, dependendo de ajustes, mas para a UPA funcionar é preciso flexibilizar o horário de atendimentos, diante da limitação de recursos financeiros de manutenção.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página