Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > SMAMA apresenta atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico
Início do conteúdo da página

SMAMA apresenta atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico

Publicado: Quinta, 31 Outubro 2019 11:25 | Última Atualização: Quinta, 31 Outubro 2019 11:27
imagem sem descrição.

Na quarta-feira (30/10), a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente reuniu diversos órgãos e entidades para apresentar e discutir aspectos sobre a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de São Borja. Na ocasião foram expostas as diretrizes do cronograma de atualização do PMSB, bem como aspectos necessários a obtenção de dados para o diagnóstico do abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos.

O secretário Fábio Fronza explicou que o Plano foi feito em 2009 por uma empresa contratada pela Prefeitura e aprovado em 2010 pela Câmara de Vereadores. Porém, agora, a atualização será realizada em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), sem gerar custos aos cofres públicos.

Fronza também enfatizou a importância e os benefícios do PMSB que, se bem executado, é capaz de promover a segurança hídrica, prevenir doenças, reduzir as desigualdades sociais, preservar o meio ambiente, reduzir danos ambientais e desenvolver economicamente o município.

“Por isso, a participação da sociedade é fundamental na elaboração, aprovação, execução, avaliação e revisão do Plano. Esse momento é para discussão da proposta e para apresentação de sugestões e reivindicações.”, enfatizou o secretário.

O professor da UERGS, Ricardo kilca, lembrou a necessidade de atualização do Plano de Saneamento Básico, enfatizando que nesse primeiro momento é preciso levantar os dados para atualizar o diagnóstico da atual situação e, posteriormente, traçar as novas metas para daqui alguns anos. Nesse sentido, ele ressaltou que o apoio das entidades que detém esses dados é fundamental. Segundo ele, o melhoramento do PMSB é urgente, pois só assim, será possível que gradativamente o percentual de esgoto tratado no município seja aumentado no futuro.

Após a explanação do professor, o público se manifestou, entidades presentes se colocaram à disposição para ajudar no que for necessário, e pediram para que os resultados sejam apresentados publicamente quando a revisão do Plano for finalizada.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página