Agentes ambientais realizaram ação de conscientização no Centro de São Borja
Visando otimizar a Coleta Seletiva na cidade, o grupo de estagiários da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, fez uma expedição no bairro do Centro informando os moradores e as empresas sobre a importância da separação correta do lixo. Essa ação aconteceu de abril até agosto de 2019.
A Coleta Seletiva é realizada com o intuito de estimular a reciclagem na cidade, aproveitando todo o lixo possível antes de destiná-lo ao aterro sanitário. Com isso, os acadêmicos de Gestão Ambiental da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Maiane Alencastro, Renan Cavalheiro e Rosenara Moreira, conversaram com mais de 1.200 pessoas, explicando todo o processo de separação e os benefícios desta atividade.
O bairro do Centro foi escolhido para iniciar esse projeto, pois segundo pesquisas, é o bairro que menos separa o lixo. Com o resultado da ação, os agentes ambientais concluíram que tanto nas empresas quanto nas residências, o motivo mais comum da não separação do lixo está relacionado ao não conhecimento de como descartar corretamente. O segundo motivo mais citado, foi o sentimento de não achar necessário realizar essa ação.
A Coleta Seletiva na cidade dá o destino correto para cada tipo de lixo e com isso preserva o meio ambiente. Os responsáveis pelo projeto informam que essa ação de conscientização em breve será expandida para outros bairros, visando alcançar cada vez mais pessoas.
Redes Sociais