Chuvas em excesso inviabilizam a recuperação de estradas municipais
O intenso volume de chuvas, nas últimas semanas, tem impedido a recuperação e a manutenção das estradas no interior do município de São Borja. Em 40 dias, a partir do início de outubro, são 330 milímetros de precipitação, conforme a estação de pesquisa José Alvarez. Em outubro foram registrados 250 milímetros e outros 80 nos primeiros 10 dias de novembro – o dobro do que é considerado normal para o período.
O coordenador da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito, Mário Porto, relata que dois ou três dias depois de uma enxurrada, nova ocorrência de chuvas fortes abate-se sobre a região. Isso impede que homens e máquinas possam cuidar da malha rodoviária no município. Em São Borja, são mais de 1,6 mil quilômetros de vias, entre principais e secundárias, e a maioria sofreu algum tipo de dano nas últimas semanas.
Mário Porto lamenta que as atuais dificuldades ocorram justamente depois que a Prefeitura adquiriu e colocou em operação duas novas motoniveladoras, além de outros veículos e equipamentos de apoio.
Na localidade de Samburá, o prefeito Eduardo Bonotto, secretários municipais e a equipe de Infraestrutura estiveram há cerca de três semanas, para, simbolicamente, entregar as novas máquinas adquiridas à comunidade, sendo também iniciada operação de recuperação das estradas.
Redes Sociais