Referencial local para a nova Base Curricular está sendo concluído
Sob coordenação da Secretaria Municipal de Educação, nesta quarta feira (13/11), representantes de escolas municipais e estaduais em São Borja voltaram a se reunir, visando aprontar o relatório final dos referenciais locais na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os referenciais nacional e estadual já estão definidos abrangendo o Ensino Básico.
A grade curricular no âmbito do território municipal foi debatida ao longo dos últimos meses pelos professores. A discussão foi, primeiro, em cada núcleo escolar e está saindo um documento conclusivo conjunto. Finalmente, haverá exame e homologação pelo Conselho Municipal de Educação. As propostas para a nova Base Curricular já começarão a ser trabalhadas como insumo pedagógico a partir do próximo ano.
O secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, observa que São Borja tem “um rico potencial histórico e cultural que nos distingue nacionalmente e que deve ser trabalhado nas escolas”. Nesse sentido, a ideia é estudar, conhecer e valorizar as principais referências do município, como origens, a cultura missioneira, o legado de Terra dos Presidentes, o culto às tradições gaúchas e o potencial turístico e do agronegócio, entre outras potencialidades.
Redes Sociais