Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Na próxima semana o Cartório Eleitoral fará identificação biométrica na Prefeitura
Início do conteúdo da página

Na próxima semana o Cartório Eleitoral fará identificação biométrica na Prefeitura

Publicado: Quarta, 13 Novembro 2019 08:41 | Última Atualização: Quarta, 13 Novembro 2019 08:41

Pelo menos durante três dias, entre 19 e 21 de novembro, o Cartório Eleitoral de São Borja descentralizará atividades e estará com unidade de atendimento na Prefeitura. A finalidade principal será a identificação biométrica dos eleitores, procedimento que tem caráter obrigatório.

O serviço especial do cartório estará instalado na Sala das Oportunidades, que funciona no saguão da Prefeitura. O atendimento será prestado das 8 às 12 horas e das 14 às 16 horas, de terça a quinta-feira. Se houver demanda, o período de atendimento poderá ser ampliado por mais um dia, até sexta-feira (22/11). Não apenas funcionários municipais, mas os eleitores de modo geral que estiverem circulando pela área central da cidade também poderão realizar a biometria.

A finalidade principal da descentralização do atendimento é facilitar a identificação digital do eleitor. Outro motivo é que, por enquanto, está bem abaixo da expectativa o número de eleitores que já realizaram o cadastramento por meio digital. Dos mais de 49 mil votantes habilitados em São Borja, somente 55% realizaram a biometria até agora. O prazo previsto termina em março, segundo alerta o Cartório Eleitoral.

A projeção é que, a partir de agora, a realização de biometria aumente de forma significativa. Uma das razões imediatas é que 2020 será ano de eleição para prefeito e vereador, pleito que sempre desperta maior motivação, e sem o registro biométrico não será possível votar. São cadastradas assinatura, foto e impressões digitais. É preciso apresentar o atual Título Eleitoral, um documento de identificação com foto e comprovante de residência.

O Cartório Eleitoral já realizou várias descentralizações na cidade como a que ocorrerá na Prefeitura. Existe a ideia de também deslocar unidade móvel a localidades do interior do município. A principal dificuldade para isso diz respeito ao sinal de internet que normalmente é precário.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página