LIRA mostra incidência média de 2% do Aedes em São Borja
Dados divulgados, esta semana, pelo Serviço de Vigilância em Saúde indicam que as áreas monitoradas em São Borja registram a proliferação média de 2% do mosquito Aedes aegypti. A incidência é considerada de médio risco.
A avaliação resulta da quarta e última edição do Levantamento de Índice Rápido de Aedes (LIRA). Trata-se de diagnóstico por amostragem realizado por orientação do Ministério de Saúde e participação de técnicos do Estado e do Município.
Na região Centro-Sul da cidade, com coleta de materiais em 20% dos domicílios, foi contabilizada ocorrência de 1,2% do mosquito. Já nos bairros Pirahy e José Alvarez, também com amostragem em 20% dos domicílios, a incidência foi de 2,7%. Enquanto isso, no bairro do Passo e vilas Umbu e Nhu-Porã, com materiais coletados em 50% dos locais de rotina. Chegou a 2,4% a incidência de Aedes aegypti.
Mesmo que tenha sido detectada proliferação média de 2% - de médio risco -, a equipe de Vigilância da Saúde municipal ressalta que é preciso seguir com atenções redobradas. Com as chuvas intensas e frequentes a partir de outubro, a tendência é de agravamento da situação. A elevação nas temperaturas é outro motivo de alerta. O Aedes é transmissor de dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela, entre outras patologias.
Redes Sociais