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Um voo para a História

Publicado: Sexta, 22 Novembro 2019 10:54 | Última Atualização: Sexta, 22 Novembro 2019 10:54
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Nem mesmo o calor intenso na tarde desta quinta-feira (21/11), foi capaz de inibir a presença de milhares de pessoas no aeroporto João Manoel em São Borja. E não foram apenas são-borjenses, mas também representações de cidades da região e de localidades argentinas. Todos quiseram celebrar a conquista coletiva da retomada de voos regulares para Porto Alegre, em escala comercial, depois da interrupção dos serviços há 50 anos. O retorno da conexão aérea com a capital do Estado materializa a consolidação de um grande sonho, após quatro anos e meio de lutas. Com isto, este 21 de novembro, do voo inaugural, marca a história de São Borja.

Às 15h15min, uma aeronave Cesna Karavan, da empresa Two Flex, aterrissou na pista asfáltica do terminal aéreo sob os aplausos do público e recebendo um banho d’água dos Bombeiros como batismo da chegada do primeiro voo. Nele vieram de Porto Alegre, entre outros, os presidentes da Câmara de Vereadores, Jefferson Olea Homrich, da Acisb, Wolmi Oliveira, e da Câmara de Dirigentes Lojistas, Neronei Medeiros. Minutos antes, outra aeronave já havia decolado para a capital, inclusive levando passageiros que na mesma noite de quinta, estariam chegando ao Nordeste brasileiro.

Esta rotina de idas e vindas à capital gaúcha passa a se repetir, a partir de agora, quatro vezes por semana – nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras. As saídas de Porto Alegre serão às 13h15min e os retornos de São Borja, às 15h30min.

Havendo demanda, aeronaves de maior porte poderão ser colocadas em operação, assim como novas conexões. Este foi um dos compromissos assumidos pelos diretores-presidentes das empresas Gol, Paulo Kakinoff, e da Two Flex, Rui Aquino. As duas empresas são parceiras, com apoio do governo do Estado, na implementação de linhas aéreas regionais. De setembro a dezembro seis delas serão colocadas em funcionamento no Rio Grande do Sul.

Construção coletiva

O consenso, entre os que marcaram presença na quinta-feira, é que a linha aérea é uma conquista coletiva da comunidade e das suas lideranças. O prefeito Eduardo Bonotto foi indicado, porém, como símbolo das lutas empreendidas, com gestões em Porto Alegre, Brasília e nas demais esferas de definição.

Também foi apontada como decisiva a contribuição do senador Luis Carlos Heinze e do ex-secretário estadual dos Transportes e atual deputado federal Pedro Westphalen. O senador Heinze, passando por assistência médica, não pôde comparecer à cerimônia e foi representado por Caroline Aquino. Outra participação destacada foi do deputado Frederico Antunes, presidente da Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa pela Aviação Regional e atual líder do Governo no Parlamento Gaúcho. Antunes ressaltou que até dezembro o Rio Grande do Sul terá 10 rotas de aviação regional em operação. Ele ainda enfatizou que três delas serão na Fronteira Oeste – ligando São Borja, Uruguaiana e Santana do Livramento. O parlamentar ressaltou que, comprando os bilhetes com antecedência, o custo é pouco maior do que uma passagem de ônibus.

Na quinta-feira à tarde estiveram no aeroporto João Manoel representações de Garruchos, Santo Antônio das Missões, Itacurubi, Maçambará, Itaqui, Bossoroca, Unistalda e de Santo Tomé (AR). Integrando o público estiveram centenas de crianças das escolas municipais, também fazendo festa, apesar do calor. A fanfarra ajudou a animar a espera pelo voo inaugural.

Rumo ao desenvolvimento

Entre as várias lideranças que se manifestaram, o registro de uma unanimidade: o de que a linha aérea, além de encurtar distâncias, vai impulsionar o desenvolvimento de São Borja. Os incrementos são projetados em relação aos negócios, com a atração de novos investidores, e com o fortalecimento do turismo.

O prefeito Eduardo Bonotto fez questão de nominar todos os agentes públicos locais e de fora que deram a sua contribuição. “A conquista, porém, é de toda a comunidade”, frisou. O prefeito está convencido de que uma nova etapa no desenvolvimento de São Borja e da região está sendo iniciada.

Já o deputado Frederico Antunes completou: “em janeiro, dois free shops já instalados em Uruguaiana virão também para cá”. O parlamentar acrescentou que, “mesmo quem não usar avião, ganhará com novos empregos e a expansão econômica que está sendo impulsionada”.

O presidente da Câmara de vereadores Jefferson Homrich, comemorou a linha aérea, disse que “os benefícios têm de serem trabalhados coletivamente” e, nesse sentido, disse que o Legislativo fará a sua parte.

A representante do Senador Luis Carlos Heinze, professora Caroline Batista Aquino, avalia que “boas estradas, uma linha aérea e energia elétrica suficiente são indispensáveis ao desenvolvimento”. Considera que São Borja caminha na direção certa desses vetores de crescimento. 

 

O vice-prefeito Roque Feltrin, diz que a importância da retomada da linha aérea pode ser medida pela demanda que já registra. Ressalta que já são quase 300 passagens reservadas. O presidente do Sindilojas, Ibrahim Mahmud, fez avaliação semelhante, lembrando que o cenário atual tem tudo para expansão do número de usuários, ao contrário de décadas passadas. Mahmud acredita que isso habilita São Borja a trabalhar por conexões internacionais, como por exemplo, ligando Bueno Aires e fazendo circuito Porto Alegre-São Borja.

Planos de expansão

Na quinta-feira, antes do voo inaugural, ocorreu almoço-palestra no Parque de Exposições Serafim Dornelles Vargas. A Associação Comercial e Industrial (Acisb) promoveu o encontrou, que reuniu lideranças locais e da região. Durante a programação, os diretores-presidentes e demais executivos da Gol e da Two Flex falaram das perspectivas de ampliação da aviação regional, incluindo São Borja nesse contexto.

No dia anterior, quarta-feira (20/11), os presidentes das duas empresas aéreas e o prefeito Eduardo Bonotto deram informações a respeito à imprensa da cidade e visitaram a localidade argentina de Santo Tomé. Outra agenda cumprida foi no Centro Unificado de Fronteira da Ponte da Integração. A ideia é que a travessia binacional é um polo irradiador de desenvolvimento regional e, agora com linha aérea regular, estabelecendo conexão direta com todo o país.

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