Vacinação contra o sarampo terá um Dia D neste sábado
Neste sábado, 30 de novembro, por orientação do Ministério e da Secretaria Estadual de Saúde, será realizado mais um Dia D de vacinação preventiva contra o sarampo. Em São Borja, a coordenação da iniciativa será da Central de Vacinas, da Secretaria Municipal de Saúde. A vacinação será entre 8 e 17 horas, sem suspensão do atendimento ao meio-dia.
A prioridade é vacinar as pessoas na faixa etária dos 20 aos 29 anos que ainda não tenham aplicado a segunda dose tríplice viral, prevenindo sarampo, caxumba e rubéola. No caso de dúvidas, a orientação é para procurar uma unidade de saúde que esteja realizando a campanha do Dia D na cidade.
As doses estarão disponíveis nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família) 02, 03, 04, 05, 06, 07, 09, 11 e 12, além da Central de Vacinas, no antigo Hospital São Francisco. Nas demais ESFs não haverá vacinação, em função da aplicação da prova, sábado, para o processo seletivo simplificado da Prefeitura.
O sarampo era dado como doença erradicada no país, mas ressurgiu, sendo motivo de preocupação entre as autoridades de Saúde. Já milhares de casos notificados com a doença, nas diversas faixas de idade da população. Nos casos mais graves, são várias as ocorrências de óbito entre os pacientes.
Redes Sociais