São Borja registra, nos últimos anos, avanço significativo na gestão fiscal
Saiu esta semana levantamento relativo ao desempenho de gestão fiscal sobre os estados e municípios brasileiro nos últimos anos, incluindo São Borja. O trabalho foi realizado pelo Instituto Federal de Gestão Fiscal – IFGF, do Rio de Janeiro, uma das principais empresas de consultoria e estudos na área, em todo o país. Os números em relação a São Borja indicam avanços significativos, nos últimos três anos, quanto à gestão fiscal adotada.
No Rio Grande do Sul, em 2016, São Borja estava na 446ª posição em relação aos níveis de saúde financeira e de gestão fiscal. Já em 2018, porém, considerando a eficácia de desempenho nas ações empreendidas, melhorou consideravelmente a sua posição no ranking, chegando à 189ª colocação. No plano nacional, o avanço foi ainda mais expressivo, evoluindo da 3.705ª posição para o lugar de número 812.
O prefeito Eduardo Bonotto ressalta que os números são para serem comemorados. Lembra que a atual gestão recebeu a administração municipal, em 2017, com dívida de R$ 59 milhões - de curto, médio e longo prazo. “Adotamos medidas de economia e racionalização de gastos, honramos todos os compromissos imediatos e, como resultado dos esforços empreendidos, vem agora a confirmação de que em relação à gestão fiscal também estamos dando certo”.
Redes Sociais