São Borja e Santo Tomé realizarão parceria internacional na área de saúde
Durante dois dias, sexta-feira e sábado (13 e 14/12), as prefeituras de São Borja e de Santo Tomé (AR) desenvolverão parceria de caráter internacional na área de saúde. As atividades conjuntas estarão concentradas no Centro Unificado de Fronteira (CUF) da Ponte a Integração. O local foi definido em função do permanente fluxo de pessoas pela travessia binacional. Além de brasileiros e argentinos, pessoas de outros países que estiverem cruzando pela fronteira também serão atendidas. Na sexta-feira, os serviços serão prestados das 10 às 12 horas e no sábado, das 9 às 15 horas.
A parceria tem como uma das prioridades vacinar, preventivamente, contra o sarampo e a febre amarela. Entretanto, além da aplicação de doses contra as duas doenças, também haverá a realização de testes rápidos, como de glicemia e de aferição de pressão arterial, assim como serão repassadas orientações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Outra meta é oferecer testes rápidos em relação ao HIV, Sífilis e Hepatites, entre outras patologias. Em relação às vacinas, a recomendação é, sempre que possível, apresentar a carteira de controle.
Da Secretaria Municipal da Saúde em São Borja várias equipes do setor estarão mobilizadas. Entre os setores em ação estarão a Central de Vacinas, o Serviço de Vigilância em Saúde, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e o Centro de Atendimento Médico Especializado (CEMAE). Na sexta-feira, a partir das 10 horas, autoridades de São Borja e da localidade argentina de Santo Tomé participarão de cerimônia de abertura das ações da parceria a ser implementada.
Redes Sociais