Restaurante Popular atenderá no final do ano e nas férias
Mesmo no período de final de ano e também na fase de férias a partir de janeiro, o Restaurante Popular em São Borja continuará funcionando normalmente, instalado junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O funcionamento ocorre de segunda à sexta-feira, das 11h30min às 13h30min. Entre 50 e 60 refeições são servidas, diariamente, dependendo da demanda.
O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Quoos, ressalta que é fundamental manter o atendimento de rotina, pela relevância da função que exerce o restaurante. O nível socioeconômico dos usuários define a cobrança, ou não, de valores simbólicos por refeição. As pessoas de maior poder aquisitivo pagam R$ 5 por refeição e as demais pagam R$ 2. Já os usuários sem condições financeiras têm almoço gratuitamente.
A equipe do restaurante tem um banco de dados sobre o perfil socioeconômico dos seus frequentadores. Em relação a estes, sai na hora a definição do valor a ser recolhido ou então sobre a dispensa de pagamento. Em relação aos demais, uma assistente social faz a avaliação, caso a caso. O secretário Pedro Quoos explica que muitos frequentadores do Restaurante Popular são de fora do município e alegam não disporem de recursos. Em outros casos são pessoas do interior do município ou de outras localidades e que acompanham pacientes no Hospital Ivan Goulart.
O cardápio do restaurante é elaborado e tem acompanhamento permanente por nutricionista contratada pela Prefeitura. Os insumos alimentícios são adquiridos com recursos da municipalidade e com a arrecadação dos valores simbólicos cobrados por refeição. Algumas doações também são feitas pela comunidade.
Redes Sociais