Inaugurada Agroindústria Familiar que produz frangos no município
Na manhã desta quinta-feira (12/12), na localidade de Ivaí, a 10 quilômetros da cidade, ocorreu o ato inaugural de uma agroindústria familiar, unidade que se ocupada da produção de frangos, nas suas diversas etapas, e já está abastecendo pontos de venda na cidade. O empreendimento, dirigido por Elaine Kruger, denominado Grande Família, envolve quatro pessoas, atualmente, mas com perspectiva de expansão. À cerimônia inaugural compareceram o prefeito Eduardo Bonotto, o vice prefeito Roque Feltrin, o secretário municipal da Agricultura, Fábio Fronza, e ainda representantes da Emater.
Há três anos, a agroindústria vinha trabalhando para formalizar suas atividades e habilitar registro no Serviço de Inspeção Municipal – SIM. Nesse sentido, Prefeitura e Emater também atuaram através de orientações e parcerias. A administração municipal garantiu auxílios em relação a encaminhamentos burocráticos e a Emater instruiu sobre os encaminhamentos técnicos implementados.
Com recursos próprios foram investidos R$ 20 mil para ampliar e adaptar instalações de 27 metros quadrados, sendo usada mão de obra própria. Em equipamentos, a família financiou R$ 21 mil. O valor é para ser pago em cinco anos e, não havendo atrasos, o montante sofrerá redução. A estrutura montada já permite o abate de 30 frangos por semana, que, resfriados ou congelados, são comercializados no Mercado Público Municipal, Supermercado Chesini e Companhia do Peixe. “Os frangos são entregues em três versões, a critério da demanda – inteiros, à metade ou em pedaços -”, explica Eliane Kgruger.
Com o apoio técnico da Emater, foi montada estrutura operacional moderna, higiênica e funcional. “O abate das aves segue os melhores padrões recomendados, utilizando instrumentos e equipamentos que garantem um serviço de qualidade”, diz Elaine.
Mas, além do abate e comercialização dos frangos, a agroindústria ocupa-se de todas as demais etapas do processo. A começar pela implantação de aviário, desde a criação de pintos. Também foi montado sistema para facilitar o manejo e a alimentação de toda a criação.
Novas demandas
Os técnicos da Emater e os representantes da Prefeitura estão convencidos de que o empreendimento tem demanda para ser ampliado. “Mais estabelecimento públicos e privados, na cidade, poderão, a partir de agora, serem abastecidos”, ressaltou o prefeito Eduardo Bonotto.
A ideia é que, aumentando a produção, essa e outras agroindústrias familiares possam atender às necessidades de instituições como escolas, quartéis e instituições de ensino. “Seguir dando incentivo na área é nossa prioridade”, complementa o prefeito.
Para as próximas semanas outras inaugurações de agroindústrias estão previstas no município:
16/12 - Agroindústria Familiar Santa Rita | 16h | Localidade de Santos Reis
18/12 - Agroindústria Familiar Bella Vista | 10h | Localidade de Nhũ-porã, BR 287, Km 505
Redes Sociais