Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > São Borja e Santo Tomé estão realizando campanha de vacinação conjunta
Início do conteúdo da página

São Borja e Santo Tomé estão realizando campanha de vacinação conjunta

Publicado: Segunda, 16 Dezembro 2019 16:41 | Última Atualização: Segunda, 16 Dezembro 2019 16:41
imagem sem descrição.

Durante dois dias, sexta-feira e sábado (13 e 14/12), as prefeituras de São Borja (BR) e de Santo Tomé (AR) estão desenvolvendo uma parceria de caráter internacional na área de saúde. As atividades conjuntas estão concentradas no Centro Unificado de Fronteira (CUF) da Ponte a Integração. O local foi definido em função do permanente fluxo de pessoas pela travessia binacional. Além de brasileiros e argentinos, pessoas de outros países que estiverem cruzando pela fronteira também estão sendo atendidas. Na sexta-feira, os serviços foram prestados das 10 às 12 horas e no sábado acontecerão das 9 às 15 horas.

Na manhã de sexta-feira o vice-prefeito, Roque Feltrin, acompanhou as atividades e destacou que existem muitas demandas que estão sendo trabalhadas no Comitê de Integração Fronteiriça, questões relacionadas à cultura, educação, comércio, turismo e também saúde. Ele ressaltou que através do trabalho conjunto entre as duas cidades (São Borja e Santo Tomé), muitos avanços já foram conquistados, mas lembrou que ainda há muito a fazer.

“Ações como esta nos aproximam cada vez mais e isso é muito importante. Santo Tomé é a cidade mais próxima de São Borja, mais perto inclusive que os outros municípios brasileiros com quem fizemos fronteira. Dessa forma, é preciso intensificar as ações conjuntas entre os dois municípios e avançar mais na nossa integração”, destacou o vice-prefeito.

A parceria para a realização desta ação de saúde tem como uma das prioridades vacinar, preventivamente, contra o sarampo e a febre amarela. Entretanto, além da aplicação de doses contra as duas doenças, também está havendo a realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, entre outras patologias, além de testes para verificar a glicemia e aferição de pressão arterial, assim como são repassadas orientações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, que transmite dengues, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Em relação às vacinas, a recomendação é, sempre que possível, apresentar a carteira de vacinação e um documento de identidade.

Da Secretaria Municipal da Saúde em São Borja várias equipes do setor estão mobilizadas. Entre os setores em ação estão a Central de Vacinas, o Serviço de Vigilância em Saúde, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e o Centro de Atendimento Médico Especializado (CEMAE).

O secretário municipal da Saúde, José Luiz Machado, enfatiza a necessidade de trabalhar na prevenção de doenças. “Os vírus e as demais doenças não conhecem fronteiras. Portanto, não importa se é Brasil ou Argentina, o importante é conscientizar a população sobre a importância da vacinação e da prevenção de doenças”, afirmou o secretário.

Entre as autoridades presentes na atividade estavam também representantes da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde de Santo Ângelo, o Consulado Brasileiro em Passo de Los Libres, Intendência e representações institucionais e comunitárias de Santo Tomé.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página