Ano na SMEd foi marcado por ações inovadoras e capacitações permanente
Ao analisar o conjunto de atividades em 2019 na Secretaria Municipal de Educação (SMEd), o titular da pasta, João Carlos Reolon, ressalta que os resultados são altamente positivos. “Mesmo com nossas limitações orçamentárias e os menores repasses de recursos estaduais e federais, conseguimos, ao longo do ano, melhorar a infraestrutura no setor, colocar em prática projetos inovadores e, ainda, oferecer programa permanente de capacitações aos nossos educadores”, comemora o secretário.
Entre as ações inovadoras, ele cita a expansão do ensino de turno integral na Escola Ubaldo Sorrilha da Costa. Para que novas turmas sejam atendidas em 2020, salas de aula estão em construção. Na mesma escola, também, em parceria com o Instituto Federal Farroupilha, foi montada padaria que, além de garantir merenda aos estudantes, tem caráter profissionalizante.
Reolon dá outros exemplos em relação à melhoria da infraestrutura nas escolas municipais, garantindo serviços básicos. “Todas elas passaram a dispor de telefone, copiadoras e alguns estabelecimentos reforçaram a rede elétrica, para instalar ar condicionado”, conforme relata. A maioria das escolas também recebeu reformas e pinturas, normalmente com participação da comunidade.
Outro avanço significativo apontado pelo secretário foi a ampliação de quatro, em 2018, para sete escolas, este ano, participantes do programa Educação Empreendedora, em parceria com o Sebrae. Outras iniciativas também são comemoradas, como o projeto Escola Viva, um programa de visitas a museus e pontos turísticos e ainda projeto pedagógico sobre reciclagem do lixo, este em parceria com a Unipampa.
Outra conquista destacada foi a troca de local do CAM (Centro de Atendimentos Múltiplos), ocupando, hoje, instalações adequadas à finalidade. Reolon observa que quase 300 crianças e adolescentes recebem atendimento pedagógico e clínico, segundo suas necessidades. “É importante dizer que também vamos inclusive às localidades do interior do município, trazendo e depois levando a clientela assistida” - ressalta.
Em relação à Educação Infantil, o secretário observa que foram muitos os avanços, apesar das dificuldades. Entre 2018 e 2019, 300 novas vagas foram abertas. Esperamos outras 122 para 2020, na futura escola do bairro Maria do Carmo. “A retomada das obras desta escola, depois de vários anos de suspensão e entraves, é uma vitória de toda nossa equipe”, diz Reolon. Do mesmo modo, lembra que foram superados entraves para praças esportivas nas escolas CETIM e Vicente Goulart.
Formação permanente
Os debates sobre a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dominaram o ano letivo de 2019. A Secretaria Municipal de Educação coordenou o processo, que envolveu escolas das redes municipal e estadual de ensino. Ao todo, foram pelo menos 20 encontros dos educadores de diversos setores.
A nova BNCC está pronta para ser posta em prática a partir de 2020. Boa parte dos conteúdos curriculares é definição das esferas federal e estadual, mas São Borja também definiu sua participação. A ênfase será para os aspectos históricos, culturais, artísticos e turísticos do município, além da paisagem geográfica.
A SMED ainda desenvolveu, ao longo do ano, diversas formações pedagógicas a seus professores como em Matemática, Português, Etnicidades (Afro e Indígena), Ensino Religioso e Alfabetização. Ainda receberam formações supervisores escolares, orientadores, docentes de jovens e adultos e servidores de escolas. Eventos também marcaram a rotina da Secretaria de Educação e das escolas, como Feira de Ciências, Festival de Bandas e desfiles cívicos.
Outro destaque foi a participação na Feira do Livro. No evento, a SMEd participou, diretamente, de projetos como Prêmio Leitura na Escola, Soletrando, e Quiz Meio Ambiente. Também foram destaque os Jogos de Integração Municipal e a eleição de diretores das escolas, em novembro.
Redes Sociais