Posse dos novos diretores das escolas municipais será na próxima semana
Após eleição em 20 de novembro, acontecerá na próxima segunda-feira (06/01), às 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores, a cerimônia de posse dos diretores eleitos ou reeleitos para administrar as 19 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) em São Borja. Na cerimônia todos os 19 diretores serão diplomados para exercer o cargo entre 2020 e 2022.
Lei recentemente sancionada, depois de passar pela Câmara de Vereadores, define um período administrativo de três anos para os diretores de escola – um a mais do que vinha ocorrendo. Das 19 EMEFs, em 17 houve eleição direta, com votação de professores, funcionários e estudantes. Em dois colégios – Bom Sucesso e Liberato Vieira da Cunha -, o pleito não chegou a ocorrer, devido ao reduzido colégio eleitoral, e os diretores atuais são mantidos no cargo.
O secretário João Carlos Reolon ressalta que nas 17 escolas municipais em que houve definição através do voto, o processo “em todos os casos, foi sem incidentes, mostrando a alto espírito democrático das comunidades escolares que, com isso, saem ainda mais fortalecidas”.
Tanto os diretores reeleitos como os novos gestores receberam, recentemente, formação e orientações, como instrumento auxiliar para uma ação administrativa adequada. As orientações foram principalmente sobre a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Referencial do Rio Grande do Sul e ainda sobre o Documento Orientador Municipal (DOM), com as diretrizes locais. Ministraram as atividades representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação de São Borja. “A iniciativa é uma demonstração do empenho de todos nós no sentido de que os diretores tenham trabalho exitoso e sintonizado com suas comunidades”, ressalta o secretário Reolon.
Redes Sociais