Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeito faz avaliação positiva do ano de 2019
Início do conteúdo da página

Prefeito faz avaliação positiva do ano de 2019

Publicado: Segunda, 30 Dezembro 2019 11:06 | Última Atualização: Segunda, 30 Dezembro 2019 11:06
imagem sem descrição.

O prefeito Eduardo Bonotto avalia o ano de 2019 como “altamente positivo” em relação as muitas conquistas para São Borja. Ressalta que, no período, foram consolidados avanços em diversos setores, e beneficiando toda a comunidade. “Há, portanto, variadas razões para que todos comoremos juntos, não apenas a equipe que integra a nossa gestão, como os são-borjenses de modo geral”. O prefeito observa que a série de conquistas se tornam ainda mais significativas porque ocorrem num momento em que a União e o Estado vivem grave crise de arrecadação e de repasses de recursos.

Eduardo Bonotto diz que o retorno de linha aérea regular, em novembro, depois de meio século de suspensão dos serviços, é uma das realizações, simbolicamente, mais emblemáticas de 2019. “Temos a convicção de que, a partir deste fato histórico, São Borja ingressará em um novo patamar de desenvolvimento social e econômico, atraindo novos investidores e fortalecendo o turismo, além de facilitar diretamente também áreas essenciais como saúde e educação”.

O chefe do Executivo prevê que o incremento no cenário econômico trará, entre os empreendedores, alguns gigantes na área de free shops. Ele ressalta que, desde agora, a expansão de novos investimentos já ocorre, citando como exemplos os empreendimentos que, no ano que se encerra, confirmaram instalações na Plataforma Logística da ponte internacional.

Mas o prefeito chama a atenção, ainda, para os progressos implementados, em 2019, em relação à infraestrutura urbana. Ressalta que “mais de uma centena de quadras de ruas foram pavimentadas e pelo menos dez quilômetros de tubulações foram implantados, para correção de drenagem pluvial”. Ele observa que adotou iniciativas deste tipo como prioridade “e felizmente estamos atingindo as nossas metas”.

Bonotto aponta, também, que em 2019 São Borja, através de parceria entre Prefeitura e Corsan, teve confirmado o maior investimento da história municipal na área de saneamento básico. O prefeito se refere à implantação do sistema de esgotamento sanitário do chamado Emissário Sul, abrangendo parte da área central da cidade e os bairros Florêncio Guimarães, Paraboi, Betim e Pirahy. “Será um investimento de cerca de R$ 20 milhões”, destaca.

Outra conquista materializada em 2019 foi a renovação da frota do parque rodoviário da Prefeitura. Duas motoniveladoras, veículos e equipamentos de apoio foram adquiridos, para recuperar estradas no interior e ruas na cidade. O prefeito lembra que isso foi possível com financiamento contratado ao Badesul S/A, de R$ 5 milhões, que também permitiu pavimentar dezenas de quadras de ruas na cidade.

O prefeito de São Borja lembra, por outro lado, que o ano termina com a perspectiva concreta de, finalmente, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, ser colocada em funcionamento. A administração municipal vem tentando há vários anos, mas esbarrando na falta de recursos federais e estaduais de manutenção do serviço. Agora, porém, as condições estão sendo flexibilizadas, sob novo formato, e para, mesmo assim, prestar os atendimentos básicos à população.

Eduardo Bonotto ressalta que é difícil citar todas as muitas realizações – como 300 novas vagas na Educação Infantil a partir de 2018 ou a entrega da Farmácia Básica do Passo, em 2019. Também comemora o sucesso dos eventos, ao longo do ano, como o Carnaval, o Dia de Campo, o Mês Farroupilha e os festejos de Natal. “Foram grandes festas congregando toda a família são-borjense. Então são muitas as razões para que festejemos juntos”, conclui.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página