Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Secretaria de Desenvolvimento Social presta ampla rede de serviços
Início do conteúdo da página

Secretaria de Desenvolvimento Social presta ampla rede de serviços

Publicado: Quinta, 02 Janeiro 2020 08:22 | Última Atualização: Segunda, 06 Janeiro 2020 08:40
Imagem: Arquivo DECOM
imagem sem descrição.

Em 2019, de janeiro a dezembro, 1.007 famílias receberam acompanhamento permanente em São Borja, através dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social). O levantamento faz parte do relatório anual de atividades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Foram ações, por exemplo, em programas de inclusão e de atualização do Cadastro Único ou de repasses do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do governo federal.

Os encaminhamentos aos CRAS envolveram visitas domiciliares, auxílios- natalidade, auxílio-funeral e outros benefícios ou serviços eventuais. No total, foram contabilizados 10.269 atendimentos, conforme o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Quoos.

São cinco CRAS em funcionamento na cidade - Paraboi, Leonel Brizola, Arneldo Matter, Passo e Centro. Uma equipe volante atuou no interior do município. Foram assistidas as localidades de Timbaúva, Rincão do Meio, Mercedes, Sarandi, Caçacã, São Miguel, Ivaí, Nhu-Porã, Vila Brites, São Ramão, São João, Samburá e Assentamento Conquista das Missões.

Os trabalhos assistenciais e de desenvolvimento social desenvolvidos envolveram participação de grupos de convivência. Foram 7.460 usuários ao longo do ano. Também foram ministradas palestras, oficinas e outras atividades coletivas. No conjunto, foram contabilizadas 546 ações. Já as visitas domiciliares chegaram a 1.330, segundo informa o relatório.

O CREAS

Enquanto isso, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) deu acompanhamento a 1.075 famílias em 2019. Os atendimentos individuais realizados, ao longo do ano, chegaram a 329. Já os atendimentos em grupo totalizaram 378, sendo ainda promovidas 303 visitas domiciliares.

O relatório anual de atividades do CREAS ainda aponta 72 Abordagens Sociais. Os adolescentes cumprindo medidas socioeducativas somaram 730 e aqueles cumprindo liberdade assistida foram 117. Ao mesmo tempo, os adolescentes cumprindo prestação de serviço à comunidade foram 622.

CRIANÇA E IDOSOS

O ano de 2019 marcou o início das obras de reforma e ampliação da Casa de Acolhida, localizada junto à secretaria, na Avenida Presidente Vargas. O novo ambiente - adaptado tecnicamente para a finalidade e ampliado para atender todas as demandas – será entregue no final de fevereiro de 2020. As crianças e adolescentes assistidas “terão um verdadeiro lar e certamente com melhor qualidade de vida”, segundo destaca o secretário Quoos.

A nova Casa de Acolhida será referência no Rio Grande do Sul. Além disso, terá capacidade de atender 20 crianças ou adolescentes. Temporariamente, o acolhimento é dado em instalações do CRAS Leonel Brizola.

Já o projeto Despertando Valores atendeu, no último ano, aproximadamente 60 crianças, com idade de seis a 14 anos, com carências materiais. A iniciativa disponibiliza transporte, café, almoço e lanche da tarde. O projeto conta com a colaboração de voluntários, que auxiliam as crianças e adolescentes com a doação de kits escolares, brinquedos no Dia da Criança e presentes de Natal, por exemplo.

São oferecidas aulas de violão em ambos os turnos para todo o grupo. Passeios, rodas de conversa, práticas esportivas, atividades de recreação, lazer e de orientações de saúde e cidadania fazem parte das ações pedagógicas.

Através do CDI (Centro Dia do Idoso), a Secretaria de Desenvolvimento Social cumpriu, também, um relevante papel. Através da unidade de serviços, foram 12 idosos atendidos e que continuarão recebendo acompanhamento integral.

BOLSA FAMÍLIA

Outra importante função social foi cumprida pela Albergue Municipal. Trata-se de unidade com funcionamento ininterrupto das 19h às 7h30min. Oferece vagas para homens e mulheres e disponibiliza jantar e café da manhã, além de pernoite e espaço para higiene pessoal. Em 2019, 589 usuários pernoitaram no local, na vila Boa Vista.

O Bolsa Família garantiu 5.181 atendimentos em 2019. O programa mantido com o auxílio de repasses federais tem cadastradas, no município, 7.077 famílias, através do Cadastro Único. Em 2019, 1581 famílias foram diretamente beneficiadas.

RESTAURANTE ACESSÍVEL

Mantido basicamente com recursos da Prefeitura, subsídio dos usuários e doações da comunidade, o Restaurante Popular serviu 11.274 refeições ao longo do ano de 2019.

Deste total, 7.753 refeições pagaram o valor unitário de R$ 5,00; 1.684 pagaram R$ 2,00 e 1.837 foram gratuitas. O Restaurante Popular funciona de segunda à sexta-feira, das 11h30min às 13h30min, e está localizado ao lado da Secretaria de Desenvolvimento Social.

COMUNIDADE SOLIDÁRIA

Foram doados, em 2019, aproximadamente 40 mil peças de roupas, através da Campanha do Agasalho. A arrecadação conseguiu ainda, cinco mil pares de calçados. Brinquedos variados também fizeram parte das doações.

Igualmente foram doadas 3,6 mil cestas básicas. As doações da comunidade a famílias carentes foram de 2,5 mil quilos de alimentos não perecíveis. De materiais de construção as doações foram de tijolos, cimento, areia, brita, caibros, telhas, tábuas, canos, pregos entre outros itens. A solidariedade comunitária repassou eletrodomésticos, móveis e eletroeletrônicos em auxílio aos mais necessitados – ressalta Pedro Quoos.

TRABALHADORES QUALIFICADOS

Outra prioridade da pasta de Desenvolvimento Social, no ano que se encerra, foi oferecer cursos de qualificação de mão de obras e visando à geração de renda. O secretário Pedro Quoos ressalta que “este é um dos meios mais racionais e eficazes de garantir emancipação social”.

Entre os cursos oferecidos, gratuitamente, estão de Pedreiro Profissional, Assentador de Pisos Cerâmicos, Pintor Predial, Hidráulica, Eletricista e de manejo em Fibra Óptica. As aulas foram em parceria com os sindicatos setoriais, o Senai e a Acisb. No total, aproximadamente 300 profissionais foram qualificados ao mercado de trabalho.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página