Secretaria Municipal da Saúde desenvolve diversas ações em 2019
A Secretaria Municipal da Saúde é umas das secretarias mais complexas da Administração Municipal, requerendo, ajustes e adequações permanentes, além de investimentos significativos. Em 2019 o trabalho nessa pasta foi intenso, com acontecimentos como inaugurações, eventos, entrega de carros e algumas mudanças necessárias na área.
Entre as ações desenvolvidas no ano passado, o secretário comemora a entrega da Farmácia Básica do Bairro do Passo e a oferta integral de todos os medicamentos nas duas Farmácias Básicas da cidade, bem como a inauguração do Programa Melhor em Casa e do ESF 04, entre outras conquistas.
“Quero destacar que todo o sucesso da área da saúde só foi possível graças aos esforços do prefeito Eduardo Bonotto, de toda equipe da Secretaria de Saúde, e dos demais envolvidos. Nos orgulha saber que estamos proporcionando ao cidadão o nosso melhor trabalho e tenho certeza de que em 2020 o nosso empenho será redobrado”, afirmou o secretário responsável pelo pasta, José Luiz Machado.
CER
O CER (Centro de Reabilitação Física e Auditiva), conta com uma equipe multiprofissional de 10 fisioterapeutas, 1 psicóloga, 1 assistente social, 3 fonoaudiólogas, 1 terapeuta ocupacional, 1 enfermeira, 1 otorrinolaringologista, 1 traumatologista e 1 nutricionista.
Uma das maiores conquista em 2019 do CER foi a entrega para pacientes de 28 cadeiras de rodas, cadeiras de banhos e uma cadeira motorizada.
CEMAE
O CEMAE (Centro Municipal de Atendimento Especializado) conta com 6 médicos, 4 dentistas, 3 enfermeiras, 8 técnicos em enfermagem, 1 psiquiatra e 4 pediatras. O atendimento é diário de segunda a sexta-feira, das 7:00h às 12h e 13 às 16h.
A unidade oferece vários exames e também são prestados atendimentos a domicílio em apoio às pessoas com dificuldade de locomoção. Nos eventos na cidade, o CEMAE teve presença constante e ofereceu à comunidade dois grandes eventos que foram o Outubro Rosa e Novembro Azul.
MAC e Transporte
O MAC ( Marcação de Exames de Média e Alta Complexidade) fica localizado no antigo Hospital São Francisco. No MAC ocorrem os agendamentos de exames e consultas com especialistas, inclusive encaminhando inúmeros pacientes para outras cidades e centros especializados. Foram 19.124 consultas com especialistas e 28.932 exames agendados no ano de 2019. Além do que, 1.164 viagens para tratamento de saúde foram realizadas nos veículos terceirizados e nos carros da Secretaria da Saúde foram 1.896 viagens. No total 21.811 passageiros foram transportados.
A Secretaria da Saúde também recebeu 5 novos carros oriundos de locação e 3 Doblôs acomodando até sete lugares. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também recebeu uma ambulância nova e o CER foi contemplado com uma Van.
Central de Vacinas
Na Central de Vacinas no ano de 2019 o quadro de funcionários foi completado, sendo formado por 4 técnicos de enfermagem e 1 enfermeira. Assim foi possível fazer um trabalho mais amplo, principalmente nas escolas da cidade, empresas e eventos, levando ao maior número de pessoas informações sobre prevenção e a importância da vacinação.
Com a equipe completa foi possível realizar trabalhos junto aos agentes comunitários de saúde. Um dos trabalhos desenvolvidos, proporcionando treinamento com todos os agentes de saúde, foi o “Cuidando de nossas crianças”, um projeto antigo que não era colocado em prática devido à falta de funcionários.
Outro fato comemorado em 2019, foi que São Borja foi destaque no Estado na vacinação das crianças durante a Campanha contra a Gripe H1N1. Para chegar a esse resultado, a Secretaria Municipal da Saúde fez um trabalho nas escolas, mostrando a quantidade expressiva e preocupante de crianças com vacinas em atrasos.
Também no ano de 2019, através de parceria com a Secretaria Municipal da Educação, o Atestado de Vacinação passou a ser requisito obrigatório para matrícula e rematrícula nas escolas municipais de São Borja.
O Atestado de Vacinação só é liberado por vacinadora e somente se a criança está com as vacinas em dia. Com isso, se favoreceu que inúmeras crianças e adolescentes realizassem as vacinas em atraso.
ESFs
Um dos maiores atendimentos que a secretaria da saúde tem é nos ESFs (Estratégias de Saúde da Família) e o balanço divulgado pela Saúde Municipal em relação aos atendimentos mostra que os ESFs do município contabilizaram 54.559 atendimentos médicos, 85.810 atendimentos de enfermagem, 46.826 atendimentos ambulatoriais e 30.877 atendimentos odontológicos. Já os agentes comunitários de saúde chegaram a 136.497 atendimentos.
No mês de dezembro sete ESFs foram contemplados com cadeiras giratórias e longarinas novas. Além disso, o ESF 08 foi reinaugurado e o ESF 04 inaugurado.
No mês de maio foi inaugurada a Farmácia Básica do Bairro do Passo, atingindo cerca de 10.735 habitantes da região e 5 ESFs que são: 1, 2, 3, 5 e 12. Também foi conseguida a oferta integral de todos os medicamentos nas duas Farmácias Básicas.
SAE e outros serviços
O SAE (Serviço de Atendimento Especializado) realizou, este ano, 2.244 atendimentos. Foram feitos 5.740 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, com participação em mais de 35 eventos. O SAE no mês de dezembro organizou a caminhada alusiva ao dia mundial contra a AIDS que é comemorado em 1º de dezembro.
Também aderiu ao Programa Saúde Prisional, com um incremento de receitas para o município de mais de meio milhão de reais.
Caps 01 e Caps AD lll
Os CAPs (Centros de Atendimento Psicossociais) durante o ano organizaram diversos eventos. Os dois CAPs participaram em Uruguaiana dos Jogos Capsianos, conquistando o primeiro lugar na competição com o Caps AD III e o terceiro lugar em sua categoria com o Caps I.
Melhor em Casa
O Programa Melhor em Casa foi inaugurado no mês de fevereiro com a iniciativa de ofertar serviços de saúde na casa dos pacientes que se encontram em necessidade de internação domiciliar. O programa conta com 1 médica, 1 enfermeira, 3 técnicos em enfermagem, 1 assistente social e 1 psicóloga.
Redes Sociais