Prefeito Bonotto confirma a readequação do prédio da UPA
Depois de vários anos de tentativas e de mobilizações nas diversas esferas de definição, agora São Borja pode comemorar. Finalmente, o prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) vai poder entrar em funcionamento. Mesmo em férias, o prefeito Eduardo Bonotto acompanhou o andamento do processo, tendo recebido na segunda-feira(20/01) a boa notícia do Ministério da Saúde. Já na quarta-feira (22) saiu a publicação no Diário Oficial da União (DOU), formalizando o ato para autorização de readequação do prédio para implementação de um Pronto Atendimento, uma Policlínica e/ou um Centro Especializado em Saúde. "É uma das conquistas mais suadas e também mais sonhadas ao longo da nossa administração e que agora tem de ser festejada por toda a nossa comunidade", ressalta o prefeito.
Localizada em área estratégica, fazendo a ligação entre o centro da cidade e os bairros Itacherê, José Pereira Alvarez e Passo, o Centro de Atendimento em Saúde garantirá à população um rol de amplos serviços de saúde pública. Devido à falta de recursos dos Governos Federal e Estadual para ajudar na manutenção da estrutura operacional e nos serviços, a unidade precisa passar por estudos de adequação em seus horários de funcionamento para atender à demanda em áreas especializadas até média complexidade. O Secretário Municipal de Saúde, José Luiz Machado, ressalta que irá funcionar no prédio o CEMAE (Centro Médico de Atendimentos Especializados), o SAMU (Serviço Ambulatorial Móvel de Urgência) e o PAM (Pronto Atendimento Municipal). O secretário destaca também que nenhuma Estratégia de Saúde da Família (ESF) localizada na mesma região, vai ser fechada. Ele acrescenta que a meta, enquanto isso, é de transformar o CEMAE de hoje, em frente à Praça da Lagoa, em uma ESF, para atender a área central da cidade. A ideia é estender o atendimento até o início da noite, com apoio do programa Saúde na Hora.
Ajustes finais
O prédio, que está praticamente pronto, sofreu ao longo dos anos diversas deteriorações e necessita de ajustes e revitalização. Sabendo da iminente liberação por parte do Governo Estadual e Federal, há 15 dias as equipes da Prefeitura trabalham para executar os reparos necessários. Em alguns setores é refeita ou colocada fiação da rede elétrica e estruturas para os serviço de internet e estão sendo elaborados estudos sobre a necessidade de nova pintura no prédio.
Conquista coletiva
O prefeito Eduardo Bonotto diz que "cada um dos são-borjenses está de parabéns pela confirmação da nova unidade de saúde". O chefe do Executivo municipal lembra que a área de saúde "é uma das mais sensíveis e complexas, mas, dentro dos nossos limites e possibilidades, temos feito o nosso melhor possível". O prefeito ressalta que a oficialização do funcionamento do Centro de Atendimento em Saúde resulta de um amplo esforço coletivo. "Equipes da Prefeitura, em diversos setores, vem mobilizadas há vários anos, assim como a Câmara de Vereadores e outras instituições representativas locais". Bonotto diz que "é imprescindível destacar, sobretudo, a inestimável contribuição oferecida pelo nosso senador Luis Carlos Heinze". O prefeito observa que, "quanto a nós, trabalhamos permanentemente pela causa da saúde e, finalmente, estamos resgatando um compromisso que assumimos com a comunidade são-borjense antes mesmo de ser prefeito".
Redes Sociais