Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura realiza investimentos na rede elétrica escolar

Prefeitura realiza investimentos na rede elétrica escolar

Publicado: Segunda, 25 Setembro 2017 10:06 | Última Atualização: Segunda, 25 Setembro 2017 10:06

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) e da Secretaria Municipal de Planejamento, viabilizou a colocação dos condicionadores de ar em três escolas do município: Duque de Caxias, Osvaldina Batista da Silva, em Samburá e Liôncio Pereira Aquino, em São Miguel. Os equipamentos, do tipo split, foram adquiridos e instalados, mas enfrentaram problemas quanto ao seu funcionamento, devido a insuficiência da rede de distribuição de energia elétrica.

Após um período de negociação com as empresas de energia do município, primeiro com a AES Sul e depois a RGE Sul, além da mobilização da comunidade e das secretarias, foi possível chegar a uma solução. Na Escola Duque de Caxias, com a utilização de recursos próprios do município foi implantada uma nova entrada de energia, com a utilização de um transformador de 112,5 kva, estrutura necessária para atender à demanda. Nas escolas Osvaldina Batista da Silva e Liôncio Silvio Pereira Aquino foi feita a ampliação na rede elétrica para suportar a carga adicional.

O secretário da Educação João Carlos Reolon cita estudos que comprovam que a climatização inadequada prejudica o aprendizado. Um dos estudos foi realizado pelo grupo DN Qualindoor, da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), a má qualidade do ar, por climatização inadequada reduz em até 15% a capacidade de aprendizado.

O titular da SMEd observa que melhorias desse tipo são fundamentais e que por se tratar de um serviço essencial, todos os aparelhos de ar condicionado nos ambientes escolares serão revisados. “Quanto melhor o nível de bem estar proporcionado, melhor também será o nível de satisfação, de desempenho de estudantes, professores, dos servidores de apoio nas escolas e da comunidade em geral”, destaca o secretário.

Fonte:DECOM

Imagem:Arquivo