Vacinação em atraso contra o sarampo inicia na próxima semana
Em 10 de fevereiro, próxima segunda-feira, inicia a campanha nacional de vacinação contra o sarampo, para o público das crianças a partir dos 5 anos até os jovens de 19 anos. Em São Borja, a coordenação da campanha será na Secretaria Municipal da Saúde, através da Central de Vacinas.
A estratégia é abranger as pessoas na faixa etária estabelecida que não tenham tomado nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma dose, pois isso significa esquema incompleto de imunização. A estimativa é de que, em todo o país, 245 mil crianças e jovens dessa faixa de idade não estejam protegidos contra a doença.
Desde agosto do ano passado, 82 casos de sarampo foram confirmados no Rio Grande do Sul. Um em cada quatro casos registrados no Estado foi em pessoas na faixa etária dos 5 aos 19 anos. Agora, a estratégia é a sequência das outras duas campanhas realizadas no ano passado, que tiveram como foco as crianças acima dos 6 meses a menores de 5 anos e depois osadultos dos 20 aos 29 anos.
Em São Borja, devem ser procuradas as ESFs (Estratégias de Saúde da Família) com sala de vacinação. Também pode ser procurada a Central de Vacinas, que funciona no antigo Hospital São Francisco.
Pentavalente
A Central de Vacinas está lançando alerta para a necessidade das crianças de até um ano de idade receberem dose da vacina pentavalente. Ela previne contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e patologias causadas por Hoemophilus Influenzae.
A vacina é normalmente aplicada em crianças de dois a seis meses, mas, como as doses estavam em falta, as autoridades sanitárias ampliaram a faixa etária até um ano. As crianças que ainda não realizaram imunização após a chega de vacinas, no mês passado, devem ser levadas em qualquer ESF com sala de vacinação ou na Central de Vacinas, no antigo Hospital São Francisco.
Redes Sociais