Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Avançam as obras do pavilhão da usina de leite em São Borja
Início do conteúdo da página

Avançam as obras do pavilhão da usina de leite em São Borja

Publicado: Segunda, 03 Fevereiro 2020 11:39 | Última Atualização: Segunda, 03 Fevereiro 2020 11:39
imagem sem descrição.

Iniciadas na segunda quinzena de dezembro, segundo ordem de serviço do prefeito Eduardo Bonotto, são desenvolvidas em ritmo acelerado as obras de implantação do pavilhão que abrigará a futura usina de beneficiamento de leite em São Borja. A construção é realizada junto ao Assentamento Cristo Redentor, com execução da empresa de construção civil Guilherme Behr & Cia Ltda, de Santiago, vencedora de licitação.

O prazo contratual é de seis meses para o término das obras, o que significa que a conclusão tem de acontecer até o final de maio. O pavilhão terá área construída de 113,67 metros quadrados e representará investimento de R$ 303.954,29. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Afonso Hann, com intermediação da vereadora Sandra Marques. No montante da verba, está incluída a contrapartida da Prefeitura.

O grupo de produtores do assentamento que instalará a usina de beneficiamento de leite adquiriu, há vários anos, os equipamentos necessários. Os produtores estão pagando por essa infraestrutura operacional, que foi financiada pelo Feaper, um fundo estadual de recursos. Os equipamentos estão guardados no Departamento de Materiais da Prefeitura, à espera de condições para entrar em operação.

O grupo dos empreendedores do Assentamento Cristo Redentor pretende a pasteurização de leite e ainda a produção de queijos e bebidas lácteas. As atividades serão iniciadas com a produção local de leite, mas a meta é de, gradativamente, ampliar a escala de processamentos. Diante desta perspectiva, será necessário utilizar também a produção de leite de outras regiões do município.

O secretário municipal da Agricultura, Fábio Fronza, projeta que haverá considerável expansão da bacia leiteira em São Borja. Ao mesmo tempo, está sendo encaminhada parceria com a Escola Agrotécnica de Encruzilhada, em Maçambará, que trabalha na produção de leite. É meta, ainda, montar um veículo coletor, com a infraestrutura adequada, para recolher a produção leiteira nas localidades do interior de São Borja.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página