Na próxima semana a rede municipal abre ano letivo no Ensino Fundamental
O período de 17 a 20 de fevereiro, segunda à quinta-feira da próxima semana, marcará o início de atividades do ano letivo de 2020 nas 19 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) em São Borja. A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) coordena as atividades, assim como já aconteceu na recepção, de 04 a 06 de fevereiro, para as 11 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Em relação ao Ensino Fundamental, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), os trabalhadores em Educação têm formações pedagógicas e reuniões administrativas dias 17, 18 e 19, para o retorno dos alunos no dia 20. Considerando todas as modalidades de ensino, são pelo menos cinco mil estudantes. O atual ano letivo é previsto para ser encerrado em 18 de dezembro.
O secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, fará a manifestação de boas-vindas, na segunda-feira. Já docentes da unidade local do Senac serão responsáveis por palestra motivacional e oficinas aos educadores da rede municipal. A programação prevê 600 presenças, entre professores e servidores de apoio nas escolas. A abordagem, nas oficinas, terá eixos centrais como a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Desenvolvimento de Competências. No primeiro dia, a programação será realizada no Centro Nativista Boitatá, a partir das 8 horas da manhã. A equipe do Senac informa que fará uma abordagem dinâmica e interativa. A palestra motivacional, dia 17, será da professora Vera Miranda no período da manhã e à tarde os participantes do encontro começarão a receber formação pedagógica,
Já o segundo dia da programação será desenvolvido no auditório do Senac, reunindo os trabalhadores em Educação em workshops. Acontecerão oficinas com os professores do Ensino Básico, abordando os processos de aprendizagem, utilizando o Documento Orientador Municipal e Referencial às competências. A ideia é promover a interação do grupo de docentes do município.
A SMEd confirma que a quarta-feira, dia 19, será destinada para reuniões da caráter administrativo-pedagógicas nas escolas. Os professores e todos os demais servidores de apoio receberão orientações das equipes diretivas de cada escolas e suas equipes técnicas, para a recepção dos estudantes no dia seguinte, 20 de fevereiro.
Palestrantes
A professora Vera Miranda, primeira palestrante, é Bacharel e Licenciada em História Natural pela PUCRS (1974), especialização em Advanced Training for Trainers pela International Health Programs Califórnia - USA (1997), especialização em Saúde Mental Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (1991), especialização pela Ecolé Normale du Neuchâtel Fac. Psicologia Suíça (1989) e mestrado em Medicina Veterinária pela UFRGS (1980). Atualmente é consultora do Ministério da Saúde para Prevenção das DST/AIDS e Drogas, consultora do Organização Panamericana da Saúde em Prevenção e Qualidade de Vida e professora de Psicologia Aplicada e Ética e Saúde Mental da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade.
A outra palestrante, Cris Vieira, é doutora em Educação pela PUC RS. Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela mesma universidade. Atua como professora universitária e assessoria pedagógica institucional e corporativa. É palestrante nas áreas de Educação, Futuro da Aprendizagem e Inovação em Educação. Membro do grupo de neurociência aplicada à aprendizagem corporativa, do Instituto do Cérebro do RS. Fundadora da Escola de Inteligências Livres, em defesa dos ecossistemas. Presta consultoria em educação corporativa e é responsável pelo processo de Modernização Pedagógica da L’Oreal do Brasil, que apoia a Unesco.
Redes Sociais