Confirmado credenciamento no SUS do Centro de Oncologia do HIG
Está por ser formalizado ato do governo do Estado do Rio Grande do Sul oficializando a habilitação do Centro de Oncologia de São Borja, no Hospital Ivan Goulart (HIG), para atendimentos de pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A confirmação foi dada pela secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, e pela Comissão de Intergestores Bipartite (CIB). O prefeito ressalta que a luta, agora, é o credenciamento da unidade de serviços em âmbito federal, através do Ministério da Saúde.
Eduardo Bonotto avalia a confirmação da habilitação estadual como um “fato histórico, dos mais relevantes dos últimos tempos”. Ele ressalta que a conquista é uma construção coletiva dos são-borjenses. O prefeito lembra que, “além do empenho das administrações municipal e do Hospital Ivan Goulart, há ainda a importante contribuição de agentes políticos como o deputado Frederico Antunes”.
Na comunidade, nos seus vários segmentos, houve mobilização pela causa. Nas últimas semanas, o movimento liderado pelo líder comunitário Paulo Sarmanho recolheu milhares de apoios formais, através de abaixo-assinado, pelo credenciamento da Oncologia do HIG ao SUS. Nas ESFs e demais unidades de Saúde na cidade também o trabalho foi incessante.
Eduardo Bonotto ressalta que a mobilização, a partir de agora, será pela habilitação da Oncologia no Ministério de Saúde, para, em definitivo, assegurar atendimento pelo SUS. O chefe do Executivo municipal observa que, “a exemplo de outras relevantes contribuições como esta, contamos com o apoio político em Brasília, mais uma vez, do senador Luis Carlos Heinze e de deputados federais a serviços de São Borja e da região. Por isso, nossa expectativa é de que a habilitação no Ministério da Saúde é apenas uma questão de tempo” - acrescenta.
Pacientes que tratam de câncer e dependem do Sistema Único de Saúde têm, por enquanto, que ser levados a cidades como Uruguaiana ou Ijuí. Eduardo Bonotto lembra que, a partir de agora, eles poderão ser assistidos diretamente em São Borja, nos acompanhamentos clínicos especializados e tratamentos quimioterápicos. “Isso significa mais conforto, menos riscos e mais agilidades na assistência oncológica”, conclui o prefeito. A unidade de serviços no HIG está em condições de, gradativamente, atender à demanda também de pacientes de municípios da região.
Redes Sociais