SMEd já prepara escolas para implementação da nova BNCC
Três encontros, nesta quinta e sexta-feira (13 e 14/02), já dão início à colocação em prática em São Borja, nas escolas municipais de Ensino Fundamental, da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (SMEd). Os encontros são realizados na sala de reuniões da secretaria, com participação das equipes diretivas e supervisores pedagógicos das escolas.
A psicopedagoga Maria Regina Toniazzo, da equipe do Departamento Pedagógico da SMEd, coordenou as atividades do programa de orientações. Foram repassadas diretrizes para aprimorar estratégias de implementação da BNCC no âmbito das escolas. Outra finalidade foi instruir sobre a importância do planejamento pedagógico à luz da nova Base Curricular.
As equipes representantes das escolas ainda discutiram articulações visando ações pedagógicas identificadas com a matriz curricular. Os docentes ainda foram orientados a desenvolver componentes curriculares integrados a cada área de conhecimentos específicos nas escolas.
Segundo a diretriz geral do Ministério da Educação, os currículos a serem ministrados aos estudantes têm referenciais nacionais e estaduais, como base comum geral. Boa parte dos conteúdos pedagógicos, porém, darão ênfase aos referenciais de São Borja. O secretário de Educação, João Carlos Reolon, ressalta que isso permitirá que “as nossas escolas voltem suas atenções à conjuntura da historiografia, paisagem natural, vultos e processos históricos e ainda em relação ao potencial turístico, cultural e econômico locais.”
No turno da manhã de quinta-feira o encontro de orientações e debates é com as escolas municipais que oferecem Ensino Fundamental completo na cidade, inclusive Educação de Jovens e Adultos. Já no turno da tarde da quinta-feira a programação é desenvolvida com as demais escolas municipais da cidade que atuam até o 5º ano do Ensino Fundamental. Nesta sexta-feira pela manhã, finalmente, é a vez das escolas municipais do Campo.
Pauta mais ampla
Na próxima semana, na programação de abertura do ano letivo para o Ensino Fundamental e a EJA, também estará em debate com os professores a implementação da nova BNCC. Nos encontros desta semana, a psicopedagoga Maria Regina Toniazzo orientou as direções das escolas e os supervisores pedagógicos especialmente sobre a ação prática em função da nova Base Curricular. “A nossa intenção é auxiliar para que os planos de trabalho com os alunos contemplem todas as diretrizes estabelecidas, tanto nos planos nacional e estadual, como no âmbito local”, explicou.
Entra na pauta, também, a entrada em operação do e-Cidade, novo software que toda a Prefeitura passa a utilizar como instrumento de gestão eletrônica. Maria Regina observa que todos os registros sobre a rotina escolar passarão a ser informatizados e com acesso online, a começar pela frequência dos estudantes. A Secretaria Municipal de Educação, através dos diretores das áreas respectivas, também repassa informações sobre questões administrativas e o serviço de transporte escolar.
Redes Sociais