Centro de Atendimento em Saúde entra em funcionamento este mês
Através de equipes próprias ou de empresas contratadas, a Prefeitura tem trabalhado intensamente, nas últimas semanas, para colocar à disposição da comunidade mais um serviço de saúde pública. Trata-se do CASA (Centro de Atendimento em Saúde), que vai funcionar onde seria a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), na Rua Carlos Drago esquina com Venâncio Aires. O secretário municipal de Saúde, José Luiz Machado, prevê para entre 20 e 30 de março o início das operações de mais essa unidade de atendimentos.
Durante o dia, o CASA oferecerá consultas médicas e assistência clínica especializadas, em áreas como Cardiologia, Pediatria e Clínica Geral. Já no período da noite, provavelmente até as 24 horas, a exemplo do que é feito atualmente pelo PAM (Pronto Atendimento Médico), hoje localizado próximo à Praça da Lagoa. O secretário informa que será necessária a contratação de mais médicos, já autorizada, e quanto ao restante da equipe de servidores, haverá realocação dos quadros já disponíveis.
José Luiz Machado ressalta que, “ao mesmo tempo em que a cidade coloca em funcionamento o novo serviço, fazendo conexão entre a área central e os bairros Itacherê e do Passo, também serão ampliados os atendimentos no entorno da Praça da Lagoa”. Ele observa que, na região da praça, o CER (Centro Especializado em Reabilitação) continuará assistindo normalmente e a meta é, em algumas semanas, também ativar uma nova ESF (Estratégia de Saúde da Família). A finalidade, com a iniciativa, é atender às demandas de saúde básica da população moradora do centro da cidade.
Compromisso resgatado
O prefeito Eduardo Bonotto observa que a atual gestão municipal “tem conseguido protagonizar avanços significativos no setor de saúde aos são-borjenses, apesar de todas as dificuldades enfrentadas”. Lembra que, “em que pese os muitos esforços empreendidos, não conseguimos o sonhado funcionamento da UPA - por falta de recursos de manutenção dos governos federal e estadual -, mas o CASA e a nova ESF são entregas compensatórias que fazemos à comunidade e que devem ser comemoradas”.
O prefeito ressalta que o funcionamento do Centro de Atendimento em Saúde resulta de um amplo esforço coletivo. Bonotto diz que "é imprescindível destacar, sobretudo, a inestimável contribuição oferecida pelo nosso senador Luis Carlos Heinze".
Ele ressalta ainda, que “ações desse tipo resgatam compromissos assumidos e qualificam o atendimento à população”. Ainda como exemplos no mesmo sentido, o prefeito aponta a implantação da Farmácia Básica do bairro do Passo e do MAC (serviço de regulação de consultas e exames médicos de média e alta complexidade). Reforma e ampliação das ESFs 4 e 8 (bairro Itacherê e vila Goulart) são outros exemplos citados.
Obras e serviços
O prédio onde seria a UPA e que vai ser o CASA pertence à União e está sendo cedido para o Município. Todas as instalações, construídas já há alguns anos, receberam nova pintura geral. Também foram feitas revitalizações, incluindo a troca de portas e divisórias que estavam avariadas.
A operação de melhorias e ajustes, nas últimas semanas, também envolve revisão ou reparação da rede elétrica, assim como instalação da chamada rede lógica, para os serviços de telefonia e internet. Os diversos setores de atendimento estão, igualmente, sendo identificados, para facilitação do acesso dos usuários dos futuros serviços.
O secretário José Luiz Machado informa que, nos próximos dias, haverá a montagem e colocação do mobiliário nos diversos setores da unidade. Os móveis já estavam, há algum tempo, adquiridos, sendo mantidos no Departamento de Materiais da Prefeitura.
Redes Sociais