Monitores das escolas municipais recebem capacitação
Na terça-feira (03/03), a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) ofereceu treinamento e capacitação à sua equipe de monitores que, a partir deste ano, vai atuar nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A formação foi realizada na Sala de Reuniões da secretaria, com participação de mais de 50 monitores, especialmente servidores que foram aprovados no processo seletivo promovido pela Prefeitura, no final do ano passado.
O secretário de Educação, João Carlos Reolon, fez a abertura oficial da capacitação, com manifestação, também, da diretora Pedagógica da SMEd, Maria Lourdes Balbueno, que repassou as orientações técnicas que foram elaboradas pelo Centro de Atendimento Múltiplo do Departamento Pedagógico da Secretaria, o CAM.
O secretário Reolon ressalta que uma das finalidades é garantir atendimento qualificado as mais de 200 crianças e adolescentes frequentadoras do CAM. Outro objetivo é que, também nas escolas de ensino regular, seja assegurada assistência adequada em todos os sentidos. “O que queremos, portanto, é assegurar uma Educação cada vez mais inclusiva, conforme preconiza a legislação”, destaca o secretário.
Por ocasião da capacitação oferecida, os monitores foram orientados a sempre ter em mente, na sua conduta profissional, que o seu papel não é de exercer função pedagógica no lugar do professor, mas, sim, auxiliar para o bom andamento do processo. São três as principais atribuições do monitor em relação ao aluno: auxiliar em ações de mais fácil locomoção, garantir condições adequadas de higiene e ainda possibilitar acesso às formas mais proveitosas de alimentação.
Como são muitas as limitações encontradas em relação aos estudantes em sala de aula, também são múltiplas as especificidades de abordagem e acompanhamento especializado. Durante o treinamento, os monitores receberam orientações básicas sobre com dar apoio a estudantes surdos, cegos ou com visão subnormal. Do mesmo modo, entraram na pauta de discussões e orientações casos envolvendo alunos autistas ou superdotados.
A equipe técnica do CAM ainda mostrou outras situações práticas a serem enfrentadas, como em relação a cadeirantes. Outro exemplo foi quanto a portadores de limitações psicomotoras e outros deficits cognitivos em que ensino e aprendizagem têm de ser adaptados à circunstâncias.
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