CRAS anunciam o programa de ações para o ano de 2020
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social definiu e está divulgando o plano de atividades a ser desenvolvido, ao longo do ano, nos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social). São cinco unidades em funcionamento na cidade e mais uma unidade móvel para dar orientação e assistência às comunidades do interior do município. O secretário Pedro Quoos destaca que “os CRAS têm importância estratégica fundamental na integração das famílias e comunidades, inclusive na ocupação produtiva e de geração renda, diminuindo as vulnerabilidades”.
Entre as ações previstas estão a promoção de oficinas de artesanato, nas diversas áreas, associadas à realização de palestras com diretrizes sobre as melhores formas de empreendimento e produção. No mesmo sentido, atuarão grupos de convivência e intercâmbio, envolvendo desde crianças e adolescentes até jovens adultos, mulheres e idosos.
O secretário Pedro Quoos ressalta que a intenção é de oferecer uma série de cursos de qualificação ao trabalho, em parceria com a unidade local do Senac. Ele cita como exemplos cursos de manicure, pedicure, jardineiro, corte e costura, e informática básica. “Queremos, na medida do possível, que as famílias arranjem suas próprias condições de sobrevivência”, explica.
Outras parcerias pretendidas são com a Pastoral da Saúde, ligada à Igreja, e com o campus local do Instituto Federal Farroupilha. Nos dois casos, uma das meta é a realização de cursos visando à produção de alimentos. A ideia é que, além de melhorias dos padrões alimentares, possam também ser criadas alternativas de renda. Confecção, recolhimentos e distribuição de roupas são outras ações a serem desenvolvidas.
Na cidade, os CRAS Centro, Paraboi e Passo funcionam diariamente, de segunda à sexta-feira. Pela manhã os atendimentos são prestados das 7h30min às 12h e à tarde, das 13h30min às 17h.
Já o CRAS Leonel Brizola atende nas quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h30min e das 14h às 16h30min. Por sua vez, o CRAS Arneldo Matter nas segundas e quintas-feiras, observando horário semelhante – das 8h às 11h30min e das 14h às 16h30min. Enquanto isso, a unidade móvel que vai ao interior do município cumpre roteiros escalonados, conforme à demanda.
Redes Sociais