Agora licitações na Prefeitura serão através de pregões eletrônicos
Nesta semana, a Comissão de Licitações da Secretaria Municipal de Planejamento coloca em prática uma nova rotina no processo de licitações. Quando o objeto do processo licitatório for a utilização de verba federal, visando à aquisição de insumos ou serviços, obrigatoriamente os pregões têm de ser eletrônicos.
O secretário titular da pasta, João Pedro Daitx, explica que a medida não se aplica apenas em relação a obras. A adoção da nova sistemática é em obediência ao decreto 10.024, editado pelo pelo Governo Federal em 19 de de setembro do ano passado.
O secretário de Planejamento vê uma série de vantagens com a instituição dos pregões eletrônicos nas licitações para a aquisição de produtos ou serviços com recursos da União. “Não apenas porque, em tempos de mundo integralmente conectado em tempo real, tudo é online, mas também porque a adoção da nova sistemática garante maior celeridade, dinamismo e concorrência aos processos” - explica.
João Pedro Daitx observa que, “além de maior agilidade, os concorrentes nos pregões passam a ter custos bem menores, evitando desembolsos, por exemplo, com viagens e hospedagens”. Outra vantagem apontada pelo secretário é que o “caráter de instantaneidade nas licitações, permite que o concorrente entre na disputa somente naqueles itens que tiver interesse ou condições de competitividade”.
Redes Sociais