Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Campanha alerta para a importância da saúde dos rins
Início do conteúdo da página

Campanha alerta para a importância da saúde dos rins

Publicado: Terça, 10 Março 2020 11:37 | Última Atualização: Terça, 10 Março 2020 11:37
imagem sem descrição.

Na próxima quinta-feira (12/03), acontecerá na Praça XV de Novembro o evento alusivo ao Dia Mundial do Rim. As atividades serão promovidas das 8hs às 16hs, pela Clínica Renal Ivan Goulart e Laboratório Clinilabor, com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde e da Nacional Gás.

Este ano o tema do evento é: “Saúde dos Rins para todos! Ame seus Rins! Dose sua Creatinina!”. O principal objetivo dessa ação é divulgar e conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde dos rins, além de alertar sobre a necessidade da prevenção e diagnóstico precoce da Doença Renal Crônica (DRC). Para isso serão distribuídos informativos sobre o tema e disponibilizados, gratuitamente, exames de creatinina, HGT (Glicose) e verificação de pressão arterial.

A creatinina é o exame feito no sangue que indica o funcionamento dos rins, que deverá ser realizado em pessoas que compõem o grupo de risco para desenvolver doença renal, como hipertensos, diabéticos e obesos. Para uma melhor efetividade nos testes, os profissionais de saúde recomendam que a coleta seja realizada em jejum, pela parte da manhã.

Os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão arterial, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras. A Clínica Renal explica que em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas ou são poucos e inespecíficos.

Por isso, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado, sendo necessário o tratamento de diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página