Microcrédito permanece à disposição através da Sala das Oportunidades
Em tempos de recursos escassos para ações de investimento ou de capitalização de micro e pequenas empresas, a Sala das Oportunidades, na Prefeitura, aparece como uma das alternativas mais acessadas em São Borja. O serviço é operado através de parceria do Departamento Municipal de Desenvolvimento Econômico, ligado ao Gabinete do Prefeito, e a Imembuí Microfinanças, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público(OSCIP) com matriz em Santa Maria e unidades de apoio em todo Rio Grande do Sul. São possíveis empréstimos de até R$ 15 mil, com prazo de pagamento de até 18 meses e taxa de juros mensal de, no máximo, 2,5%.
As opções de financiamentos atendem a todas as principais demandas, tanto para iniciar como para ampliar um negócio. São concedidos crédito para Capital de Giro e também para Capital Fixo. “Assim, o pedreiro, o eletricista, a doceira, a manicure ou a vendedora de roupas podem assegurar o apoio que eventualmente falte à expansão da atividade”, segundo exemplifica a diretora do Departamento, Kátia Aguilar.
Além disso, o chefe de gabinete do prefeito, Reinaldo Garcia, acrescenta que o agronegócio é outro setor abrangido e com demanda crescente. "Também são oferecidas linhas de empréstimo para reformas de moradias, implantação de saneamento básico nas residências e aquisição de equipamentos de estruturas operacionais nas empresas", explica.
Os interessados devem procurar, no turno da manhã, a Sala das Oportunidades, na saguão da Prefeitura. Normalmente, o candidato a financiamento precisa estar com atividade formalizada há pelo menos seis meses ou então confirmar operações em caráter regular. Outra condição é a indicação de um fiador.
Em função da procura cada vez maior por empréstimos, a Imembuí Microfinanças deslocou uma servidora para atuação permanente em São Borja. Ela junta-se à equipe de atendimento da Sala das Oportunidades. Por sua vez, também a equipe do Sebrae está a disposição na cidade, para dar orientações sobre as melhores atividades produtivas.
Redes Sociais