São Borja prepara-se para diversas situações envolvendo coronavírus
Sob coordenação geral da Prefeitura e do Hospital Ivan Goulart (HIG), São Borja está mobilizado e orientando sobre a prevenção dos casos de coronavírus na cidade. Através do Plano do Contingência colocado em ação, todas as possibilidades estão sendo trabalhadas.
Durante a semana, o prefeito Eduardo Bonotto coordenou encontro com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, do Hospital Ivan Goulart e o comando do 2ª Regimento de Cavalaria Mecanizada, que na ocasião colocou-se a disposição a fim de auxiliar na saúde pública e na segurança da população.Na hipótese de um grande número de pessoas precisarem ser atendidas, a estratégia planejada é montar um posto emergencial de atendimento nos acessos ao hospital.
A ideia é que, nas proximidades do HIG, atuariam servidores da área de Saúde com apoio de militares do Exército. Os pacientes passariam por processo de triagem, para atendimento prioritário, de acordo com a necessidade. A partir dessa etapa, começariam os demais procedimentos e internações hospitalares, se necessário.
O prefeito Bonotto ressalta, que esta medida é pensada somente para uma situação mais grave. “A nossa expectativa, porém, é que a comunidade, fazendo adequadamente a sua parte, adotará as medidas necessárias e evitará de contrair o vírus”, diz o prefeito.
Bonotto cita ainda o encontro, ocorrido esta semana, com a direção da empresa Integração, concessionária para os serviços de transporte coletivo urbano. A discussão, neste caso, é para que os coletivos recebam permanentes práticas de higienização e ventilação, para garantir saúde plena a seus usuários e evitar o contágio.
Casos suspeitos
Durante a terça-feira (17/03), foram detectados três casos SUSPEITOS de CORONAVÍRUS em São Borja. As amostras foram coletadas e enviadas para o LACEN de Porto Alegre, dois casos importados de Jaraguá do Sul/SC
que estiveram no Chile e um caso local de uma cuidadora que esteve com uma pessoa da Itália em investigação.
Nos dois casos importados, os pacientes tiveram sintomas de febre e sinais respiratórios. Foram medicados e estavam internados isolados no Hospital Ivan Goulart. Já o caso local, ela procurou a Vigilância em Saúde com os sintomas de febre e dispneia e ao final da tarde a equipe realizou a coleta. Foi feito a coleta e agora a paciente se encontra em isolamento domiciliar, sendo monitorada pela Vigilância em Saúde diariamente e em bom estado clínico geral.
Redes Sociais