Processo licitatório visa revitalização da Fonte de São Pedro
Depois de dois processos licitatórios sem propostas no ano passado, a Secretaria Municipal de Planejamento está abrindo mais um processo licitatório em relação a obras de revitalização na Fonte de São Pedro, região Sul da cidade. A Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) está assegurando verba de R$ 50 mil para as obras, com contrapartida da Prefeitura. Empresas da área de construção civil e engenharia têm prazo até 1º de abril, às 8h30min, para apresentação de propostas na licitação.
Localizada com frente para a Rua Félix da Cunha, a Fonte de São Pedro, assim como a Fonte de São João, é uma das referências materiais da fé religiosa e da cultura jesuítico missioneira. O secretário municipal da Cultura, Íbaro Rodrigues, destaca que “os dois locais históricos nos remetem a resgatar nossas origens centenárias de mais antigo dos Sete Povos Missioneiros”.
Serão melhorados os acessos para a fonte a partir da Félix da Cunha. Na área em entorno do santuário será feita toda a revitalização, sem contudo, alterar as características de origem. Na entrada da fonte é prevista a implantação de alameda numa extensão de aproximadamente 20 metros. O paisagismo terá passeio público e arborização apropriada ao local.
O projeto prevê que também serão executados outros serviços como pontos de iluminação no caminho de acesso à fonte. Serão colocados também um pórtico e uma laca sintetizando a história do local histórico. A Fonte de São Pedro já é, atualmente, bastante visitada, como ponto turístico e referência religiosa na cidade. A Secretaria de Cultura e Turismo projeta, porém, incremento significativo com as obras de revitalização programadas.
Redes Sociais