Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Solicitação de medicamentos de responsabilidade do Estado pode ser feita por meio digital
Início do conteúdo da página

Solicitação de medicamentos de responsabilidade do Estado pode ser feita por meio digital

Publicado: Sexta, 27 Março 2020 08:55 | Última Atualização: Sexta, 27 Março 2020 08:57

A Farmácia Especializada informa que a partir de agora, o governo do Estado implantou uma ferramenta para que os pacientes que necessitam solicitar medicamentos possam fazê-lo de casa, sem necessidade de se deslocar até a Farmácia Especializada do município, diminuindo com isso, o número de pessoas circulando.

A solicitação digital, pela internet, de medicamentos no estado do Rio Grande do Sul foi lançada recentemente e trata-se de uma ferramenta inédita no país. Tudo isso, para facilitar o acesso do cidadão aos medicamentos de responsabilidade estadual.

Inicialmente foram definidos somente alguns medicamentos, Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas para dar início à implantação da Solicitação Digital de Medicamentos. Além disso, neste primeiro momento o serviço estará limitado para a solicitação inicial do medicamento, ou seja, o primeiro pedido, e para maiores de idade (acima de 18 anos). Na sequência, aos poucos, serão incorporados mais Protocolos Clínicos e medicamentos, além da possibilidade da reavaliação dos tratamentos, e a disponibilidade da ferramenta para menores de idade, onde seus responsáveis poderão fazer a solicitação.

Para fazer a Solicitação Digital de Medicamentos é necessário seguir os seguintes passos:

- Acessar www.ame.rs.gov.br através do seu computador, celular ou tablet;

- Cadastrar os dados;

- Digitalizar ou fotografar os documentos e exames necessários, anexando ao pedido.

Todo o andamento do processo da Solicitação Digital de Medicamentos será notificado ao usuário através de e-mail e SMS cadastrados no momento da solicitação. Ainda no site da Secretaria Estadual de Saúde (saude.rs.gov.br/solicitacao-digital-de-medicamentos), está disponível um vídeo com o passo a passo detalhado para auxiliar os usuários em caso de dúvida.

A Secretaria Estadual da Saúde acredita que essa melhoria do acesso ao cidadão também impactará positivamente nas rotinas das farmácias municipais, reduzindo algumas etapas de processo.

No entanto, caso o tratamento seja deferido pelo perito, o usuário ainda fica obrigado a levar na farmácia do município os documentos originais (todos os que foram digitalizados) no momento da primeira retirada do medicamento. O município por sua vez, antes da dispensação deverá confirmar se os documentos entregues pelo usuário são os mesmos que estão digitalizados no Sistema AME e realizar a guarda desta documentação.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página