Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ações preventivas garantem controle local ao Covid-19
Início do conteúdo da página

Ações preventivas garantem controle local ao Covid-19

Publicado: Sexta, 03 Abril 2020 09:29 | Última Atualização: Sexta, 03 Abril 2020 09:29

      Nesta quinta-feira (02/04), o Comitê de Gestão de enfrentamento ao Coronavírus em São Borja divulgou relatório, reiterando a informação de que a situação permanece sob controle no município. Os bons resultados são creditados a todas as ações preventivas em andamento, através de parceria das instituições públicas e privadas e ainda a participação da comunidade.  Em relação a várias situações suspeitas da doença, nenhum caso foi confirmado até agora, conforme o relatório, com base em laudos do Lacen (o Laboratório Central do Estado). 

     O Comitê de Gestão é integrado por representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Hospital Ivan Goulart e Ministério Público. Ainda fazem parte do grupo de trabalho e coordenação das ações locais os órgão ligados à área de segurança pública, as unidades do Exército e as entidades representativas do empresariado e trabalhadores de apoio.

        Uma das iniciativas estratégicas que vêm sendo implementada é a realização de capacitações dos gestores e funcionários das empresas e demais estabelecimentos comerciais, visando ao enfrentamento mais seguro ao Covid-19. Nos últimos dias, três mil pessoas foram capacitadas. A coordenação das orientações é da Secretaria Municipal da Saúde com o apoio do Hospital Ivan Goulart e demais setores da Prefeitura. Ao final do treinamento as empresas recebem um Selo de Autorização para funcionamento, que será indispensável para a retomada de atividades, nas próximas semanas.

        Nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família) e demais unidades de atendimento da Saúde municipal têm sido intensificadas as orientações de prevenção à população.  Segue a recomendação para que as pessoas de modo geral adotem permanentes práticas de higienização, principalmente das mãos, a fim de evitar contágios do Coronavírus.

        Outra solicitação reiterada é que os grupos de risco – especialmente idosos e portadores de doenças crônicas – mantenham redobrados cuidados. A principal recomendação é no sentido de que quem esteja em grupo de risco se mantenha em ambiente domiciliar e isolamento social.  Como ainda não existem remédios ou vacinas de controle ou prevenção ao Coronavírus, todos os sanitaristas insistem que a prevenção é a melhor estratégia.

       Nos quadros gripais em que o paciente estiver com febre, tosse, coriza ou dores corporais, a recomendação é para procurar o Centro de Triagem montado no Colégio Estadual Getúlio Vargas. No local, é feita avaliação de cada caso, através de equipe da área de Saúde, e quando necessário ocorre a internação hospitalar.  Na maioria das situações, até agora, tem sido orientada a reclusão domiciliar.

      Associadas a este conjunto de medidas, segue a campanha de vacinação contra a gripe, na sua primeira etapa abrangendo idosos e trabalhadores em Saúde. A vacinação, porém, imuniza somente em relação ao vírus H1N1, não em relação ao Covid-19. Ainda não chegaram doses suficientes para vacinar todas as pessoas pertencentes a esses dois grupos prioritários. No entanto, a Saúde municipal ressalta que em todo o país as doses são repassadas pelo Ministério e a Secretaria Estadual de Saúde, ocorrendo em etapas. A campanha vai pelo menos até 22 de maio e na próxima semana é aguardada nova remessa de vacinas. A Secretaria garante que ninguém que tenha direito ficará sem a vacina.

 

        Por seu turno, o prefeito Eduardo Bonotto informa que, dependendo da evolução do quadro, poderá ser colocado em funcionamento o CASA – Centro de Atendimento em Saúde. Serão utilizadas as instalações que seriam para a UPA – Unidade de Pronto Atendimento. O prefeito informa que a estrutura está pronta, mas como vai ser usada para atendimentos médicos eletivos, a perspectiva é no sentido de aguardar um período de mais normalidade em relação ao Coronavírus. Bonotto informa que, se necessário, o CASA também pode ser utilizado para assistir pacientes atingidos pela doença.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página