Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > SMEd repassa atividades pedagógicas para alunos realizarem em casa em decorrência da COVID-19
Início do conteúdo da página

SMEd repassa atividades pedagógicas para alunos realizarem em casa em decorrência da COVID-19

Publicado: Segunda, 13 Abril 2020 12:15 | Última Atualização: Quarta, 15 Abril 2020 09:38
imagem sem descrição.

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) promoveu  reuniões com as equipes diretivas das 19 escolas de Ensino Fundamental, visando discutir as repercussões acarretadas às atividades do setor pela pandemia do Coronavírus. Os encontros foram dirigidos pelo secretário João Carlos Reolon, com participação, também, da equipe do Departamento Pedagógico.  Uma das definições principais é que as escolas repassarão ações pedagógicas a seus estudantes no atual período de suspensão das aulas

O secretário Reolon considera a iniciativa de importância fundamental, “pois vai permitir que, mesmo no atual período de recesso, escola e aluno não percam o vínculo dessa relação de empatia e de proximidade”. A diretora Pedagógica da SMEd, Lourdes Balbueno, informa que não haverá validação das aulas a serem recuperadas, mas também ressalta a importância da iniciativa. A orientação é que os professores definam as primeiras atividades pedagógicas para serem repassadas aos alunos. O acesso pelos estudantes, porém, será de maneira gradual, para evitar aglomerações nas escolas.

Na segunda e terça-feira (13 e 14/04), receberão as atividades pedagógicas os pais ou responsáveis por estudantes do Pré-Escolar ao quarto ano do Ensino Fundamental. De quarta à sexta-feira (14 a 16/04) será a vez das escolas do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental.  Já em relação às escolas municipais do Campo, as direções e professores entregarão as atividades pedagógicas na casa dos alunos a partir da terça-feira (14/04).

O secretário Reolon informa ainda que as escolas farão levantamento, visando indicar os alunos em situação de mais vulnerabilidade social. A ideia geral é que, através do Banco de Alimentos montado pelo Comitê de Gestão de Crise do Coronavírus, possam ser repassadas cestas básicas ou refeições aos mais necessitados.

          Mais tarde

Nas reuniões realizadas, o secretário Reolon também colocou em pauta questões preocupantes, como a recuperação das aulas nas escolas. Antes, porém, é preciso esperar a retomada de atividades e a vinda de orientações do Ministério da Educação e da União Nacional de Dirigentes do Ensino Municipal.

Outra preocupação diz respeito aos reflexos econômicos e fiscais da pandemia. O titular da SMEd projeta que haverá queda significativa dos repasses do Fundeb (o principal fundo de receitas) e demais verbas federais, estaduais e municipais. “Será uma situação em que todos teremos que fazer nossa cota de sacrifício”, disse o secretário.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página