SMDS altera rotina de atendimentos em função das medidas de prevenção ao Coronavírus
Desde que começaram as ações preventivas ao Coronavírus em São Borja, há algumas semanas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vem colocando em prática medidas compensatórias à suspensão das atividades do Restaurante Popular. Como pelo menos 50 refeições deixaram de ser servidas diariamente, marmitas estão sendo fornecidas. A finalidade, com a iniciativa, é atender à demanda dos segmentos sociais em situação mais vulnerável na cidade.
Em média, 30 marmitas são distribuídas diariamente, produzidas pela equipe do restaurante. O destino é principalmente pessoas em situação de rua, a maioria já cadastrada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Ainda não existe previsão de quando as atividades normais do Restaurante Popular serão retomadas.
Também como um importante serviço social, o Albergue Municipal segue prestando atendimentos. São 14 vagas masculinas e femininas à disposição na casa de passagem, que está instalada na vila São João Batista, região Oeste da cidade. Em média, de seis a sete vagas são ocupadas a cada dia.
Durante os eventos de prevenção à Covid-19, o Albergue Municipal dá prioridade de atendimento a pessoas de São Borja. É o caso de pessoa em situação mais vulnerável ou situação de rua. O local oferece a chance de banho, jantar e café da manhã, além de pernoite.
Grupos de Convivência
Devido às ações de prevenção ao Coronavírus, os CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) alteraram sua rotina de funcionamento. Alguns serviços continuaram sendo prestados como a distribuição de cestas básicas. No entanto, temporariamente, os Grupos de Convivência suspenderam suas atividades.
Os grupos de convivência normalmente agregam crianças, adolescentes, mulheres, adultos de modo geral e ainda o segmento da terceira idade. A Secretaria de Desenvolvimento Social orienta para suspensão de atividades para evitar aglomerações e riscos de contágio. Normalmente são prestadas atividades de integração ou ministradas oficinas de artesanato.
Também para evitar aglomerações, segue com atividades suspensas o Centro Dia do Idoso no antigo Centro Social Urbano. Pela mesma razão, igualmente mantém funcionamento suspendo o projeto Despertando Valores, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Redes Sociais