Desenvolvimento Social esclarece dificuldades em atualizar o CadÚnico
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) informa que o sistema on line do Governo Federal para inscrição e atualização do Cadastro Único (CadÚnico) está temporariamente com problemas de acesso, devido a grande demanda dos últimos dias. Isso porque muitas pessoas precisam estar inscritas no CadÚnico para ter acesso aos R$ 600,00 (seiscentos reais) do auxílio emergencial disponibilizado pelo governo devido à pandemia de Coronavírus.
A SMDS presta assistência a quem precisa regularizar sua situação no Cadastro Único, inclusive com atendimentos através dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), nos bairros e vilas da cidade. Porém, com o aumento significativo do número de acessos, o sistema não está dando a possibilidade de consultar, atualizar ou realizar novos cadastros.
Portanto, a secretaria esclarece que a resolução desse problema não é competência do município, já que trata-se de um sistema do Governo Federal, e que muitas cidades enfrentam a mesma dificuldade. A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Carla Renata Santos Silva, relata que até o momento foi possível apenas tirar um relatório do mês de janeiro e que não há previsão exata de quando o sistema retornará ao normal.
Ao todo o CadÚnico possui 73,4 milhões de cadastrados e é gerido pela Caixa Federal. A orientação é para que as pessoas tenham um pouco mais de paciência em aguardar a situação se normalizar.
Redes Sociais